Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Polícia

Julgada por conselho, tenente-coronel que matou marido PM é aposentada

Decisão é administrativa; Itamara Romeiro Nogueira matou marido em 2016

06 novembro 2019 - 11h18Por Nathalia Pelzl e Dany Nascimento

A tenente-coronel da Polícia Militar Itamara Romeiro Nogueira foi julgada na esfera administrativa, na manhã desta quarta-feira (6), pelo Conselho da Polícia Militar de Campo Grande. Ela é acusada de matar a tiros o marido, também policial militar, Valdeni Lopes Nogueira, de 45 anos, no dia 12 de julho de 2016.

Acompanhada pelo advogado José Roberto Rosa, a oficial foi julgada por três coronéis do Conselho da PM, o relator Alexandre Rosa Ferreira, o escrivão Leonel Praieiro e Edson Bertolazo na presidência.

A tenente já tinha feito o pedido para ir para a reserva, no entanto, a decisão foi para ela fosse reformada administrativamente, ou seja, que compete o afastamento total das suas funções dentro da corporação, aposentada. Ela prestou 27 anos de serviço à Polícia Militar.

Conforme o advogado, durante o julgamento, foi levado em consideração toda carreira ela, já que atuou até mesmo no comando do Batalhão de Trânsito. Agora, a decisão vai para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e, posteriormente, é encaminhada ao Tribunal de Justiça.

Além disso, o advogado destacou que o fato da tenente-coronel nunca ter registrado boletim de ocorrência das agressões contribuiu para a decisão.

Já na esfera criminal, ainda segundo o advogado, Itamara deve ir a júri popular em  março de 2020.

O crime

Supostamente para se defender de agressões, a policial atirou no marido com a pistola que usava na Polícia Militar. O crime ocorreu na garagem da residência deles, no dia 12 de julho de 2016.

Ela alegou que os dois estavam em casa e discutiram por conta de uma viagem. Ainda segundo a tenente, ela foi agredida pelo policial fisicamente. Em dado momento, na versão dela, ele foi até o carro pegar a arma para atingi-la, por isso atirou em legítima defesa. Após os tiros, a policial acionou o socorro, mas o então esposo morreu na Santa Casa.