(67) 99826-0686
PMCG - REFIS 01 a 30/07/2019

Lanterninha: MS patina na redução de assassinatos e fica em último lugar de ranking nacional

Estado teve redução de 3% de mortes violentas; Ceará é campeão na redução da violência

15 MAI 2019
Nathalia Pelzl
19h00min
Imagem Ilustrativa Foto: Wesley Ortiz

Em 2019, no primeiro trimestre houve uma queda de 24% nas mortes violentas em relação ao mesmo período do ano passado no Brasil, sendo o equivalente a 3,2 mil violentas a menos. Em Mato Grosso do Sul, no entanto, a realidade é outra. O Estado está em último lugar no ranking nacional, com uma redução de apenas 3% das mortes.

Já o estado campeão em redução de mortes violentas foi o Ceará, com 691 vítimas a menos. Em 2018, o Estado teve 1.237 vítimas nos três primeiros meses do ano.

No início do ano de 2019, com o anúncio de medidas feitas pelo governo –  como a criação da Secretaria de Administração Penitenciária –  para combater a criminalidade dentro dos presídios e tornar a fiscalização mais rígida, houve uma série de ataques, por parte de facções criminosas. 

Entre os alvos, ônibus, carros e prédios públicos incendiados e depredados. Além disto, foram utilizados explosivos em pontes, viadutos e torres. Na época, o governador do Ceará chegou a recorrer à Força Nacional. Mas, ainda assim, houve redução nos índices de violência.

Os dados são de uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Veja também