O crime de latrocínio – que é matar um ser humano para roubar – teve queda de 30,2%, entre 2020 e 2021, no Mato Grosso do Sul. Os dados são do Anuário da Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (28).
No detalhe do levantamento, consta que, em 2020, foram registradas 17 mortes, contra 13 no ano seguinte, o que representa queda de 24,3%.
Ainda segundo o Anuário, em 2020 foram 17 ocorrências do tipo, contra 12 em 2021, que representa a queda de 30,2%.
As informações do Anuário vêm de secretarias de Segurança Pública dos estados e Distrito Federal; do IBGE e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Dupla matou idosa asfixiada para roubar meio milhão. (Foto: Silas Lima)
Tristeza
Um caso de latrocínio que chocou a população de Campo Grande, foi da artista plástica, Catarina Maria Marquesi Moreira, 72 anos, em 4 de maio de 2021. Os suspeitos Thalis Guinter Ambrósio Pereira, 31 anos e Cezar Antunes de Lima, 36 anos, pularam o muro do ateliê dela, no Monte Castelo, crendo que havia um cofre com meio milhão de reais.
No entanto, diz a ocorrência, a artesã flagrou a ação dos dois e foi espancada e amordaçada com pano e fio de telefone. Os criminosos desistiram da ação ao notar a presença do marido da vítima em outro cômodo da casa. A artesã morreu asfixiada. A dupla latrocida deixou o imóvel sem levar nada.
Hediondo
O latrocínio, descrito no Código Penal como ‘’roubo qualificado pela morte’’, tem pena de 20 a 30 anos.