TJMS AGOSTO 2022
TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
sexta, 12 de agosto de 2022 Campo Grande/MS
SENAI SUPER BANNER JULHO E AGOSTO 2022
SENAI MOBILE JULHO AGOSTO 2022
SENAI MOBILE JULHO AGOSTO 2022
Polícia

Não caia em crimes virtuais: especialista dá dicas para evitar ciladas na internet

O investigador destaca sete pontos importantes que devem ser levados em consideração pelos usuários

01 setembro 2019 - 18h10Por Dany Nascimento

Na tentativa de alertar a população sobre crimes virtuais, o investigador Michel Neves, especialista em segurança da informação, ensina como navegar sem riscos na internet. O investigador destaca sete pontos importantes que devem ser levados em consideração pelos usuários.

“Tente aprender sobre o mundo virtual, quanto mais você souber utilizar as ferramentas e os recursos do mundo virtual, mais seguro você estará para evitar cair em certos tipos de golpe”, afirma o investigador.

Ter senhas diferentes também pode ser um meio inteligente de tentar evitar um golpe. “A segunda dica é o cuidado com as senhas, nunca utilize a mesma senha para todas as suas atividades no meio digital, tente mudar, uma para conta bancária, outra para rede social, e outra para conta de e-mail. A terceira é o cuidado com páginas de downloads, que por vezes podem ser softwares mal-intencionados”.

Sair clicando nas redes sociais e navegando por links recebidos é um grande risco. “Quarta dica: cuidado com clicks, Facebook, WhatsApp e pelo e-mail, links encaminhados podem ter vírus ou direcionar você para páginas falsas. Atualize seu antivírus”.

O cuidado com falsas promoções também é essencial e a desconfiança deve começar pelo preço do produto. “Lembre-se, não tem almoço grátis, principalmente na internet. Cuidado com promoção de produtos por menos da metade do preço pela internet. Existem sites que terceirizam vendas e são confiáveis, mas quem anuncia neles pode não ser. Cuidado com conexões em redes desconhecidas, aeroporto, lanchonete, evite conectar nelas”.