Homem, de 57 anos, foi preso no Jardim Aeroporto, em Campo Grande, durante a operação "Chave na Mão", deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) de Minas Gerais, nesta terça-feira (10), para combater uma organização criminosa especializada em agir contra cargas valiosas em todo país.
A prisão no bairro campo-grandense aconteceu por meio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), onde a operação também contou com apoio de outras forças policiais.
Esse era o único mandado de prisão expedido para a capital sul-mato-grossense. Além desse, a operação contou com 18 mandados de prisão e outros 57 de busca e apreensão. Desse montante, 47 foram apenas em Uberaba e Uberlândia, sendo que a operação se estendeu para os estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Paraíba.
Segundo divulgado pelo Gaeco-MG, a quadrilha assim que desviava ou roubava as cargas de alto valor, lucravam na relação com outros criminosos para compor a “equipe” que acompanha os itinerários, por interesse de potenciais compradores das mercadorias desviadas, e, naturalmente, por interesse de motoristas contratados. O esquema se mostrou multifacetado, dinâmico, sobretudo, em virtude da utilização de divisão de tarefas.
A atuação do grupo criminoso se estendia por todo o país, mas seu núcleo principal estava alocado na região do Triângulo Mineiro, principalmente em Uberaba.
A quadrilha ainda cometia outros crimes, como furto mediante fraude, estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, falsificação de documento e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.