domingo, 13 de julho de 2025

Busca

domingo, 13 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Polícia

21/03/2023 19:00

Paciente aguarda 6h por atendimento, reclama e é recolocada na fila no CRS Tiradentes

Assistente social alegou que mulher foi chamada e não se atentou

Depois de esperar mais de 5h para receber atendimento médico, uma paciente foi colocada novamente na fila de triagem no CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, em Campo Grande.

Segundo a assistente social, a paciente não escutou quando foi chamada.

Foram dois dias de luta na unidade de saúde, mas o segundo dia foi ainda mais humilhante. 

Pela rede social a mulher conta que em sua primeira ida ao posto aguardou mais de 5h para ser atendida e saiu da unidade com um único medicamento.

"Desde ontem estou indo no posto, fiquei 5h para no final me darem um frasco de dipirona", relata.

Nessa segunda-feira (20), a paciente retornou 9h e sem receber atendimento questionou o motivo da demora, quando foi disseram ter chamado e ela não escutou o nome.

"Passei pela triagem era 10h10 quando deu 15h fui atrás da minha ficha e alegaram ter me chamado e eu não ouvi. Como me chamaram se desde a hora que cheguei estava sentada no mesmo lugar", questiona.

A indignação paciente ficou ainda mais indignada quando foi colocada novamente na fila de triagem para ser atendida.

"Questionei com a assistente social, ela foi verificar e depois fui chamada novamente para triagem. Isso foi um absurdo desde 9h sem ser atendida para depois me falarem que me chamaram e eu não ouvir e me colocarem na fila de novo. Sacanagem!", publicou.

A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para verificar o problema no atendimento da paciente, que informou que o atendimento nas unidades de urgência e emergência, ou seja, nas UPAs e CRSs, se dá por classificação de risco e não por ordem de chegada. Desta forma, pacientes com maior gravidade são priorizados em detrimento dos demais. Em casos de pacientes com menor gravidade, classificados como azul e verde, o tempo para atendimento é de até 4h. Cabe esclarecer ainda que as unidades de urgência e emergência concentram pacientes nas enfermarias que ficam em observação e aguardam transferência hospitalar e que precisam ser assistidos de maneira periódica pelos profissionais. Quando o paciente não responde a chamada por algum motivo, subentende-se que ele se ausentou da unidade e sua ficha foi cancelada. Desta forma, é necessário que a ficha seja reaberta. E, conforme mencionado, a prioridade é para pacientes em situação grave, não sendo possível passar este paciente na frente dos demais, mesmo que justificada o fato dele não ter respondido a chamada'.

 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias