A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Polícia

26/06/2019 07:55

A+ A-

PF deflagra operação para desarticular casas de apoio financiadas por facções criminosas

As redes seriam custeadas pelo PCC, Comando Vermelho e Família do Norte

A Operação KRIMOJ foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (26), pela Polícia Federal e investiga uma rede de casas de apoio ligadas a facções criminosas em Campo Grande. Cerca de 30 policiais federais e 15 agentes federais cumprem seis mandados de busca e apreensão expedidos 3ª Vara Federal de Campo Grande.

As investigações tiveram início em fevereiro deste ano, quando bilhetes com ameaças de morte a servidores públicos federais, escritos por membros do “Primeiro Comando da Capital” (PCC), foram encontrados na Penitenciária Federal da Capital. Os policiais descobriram que existe uma rede de casas de apoio a integrantes de facções criminosas instaladas na cidade, onde podem estar armazenadas informações sobre a atuação destas facções.

Além do PCC, durante as investigações, também foram identificadas casas de apoio a outros grupos criminosos, como Família do Norte” (FDN) e Comando Vermelho (CV). De acordo com a Polícia Federal,  as casas de apoio são mantidas pelas facções, as quais financiam os custos com aluguéis, verbas para manutenção dos imóveis, passagens aéreas para os ocupantes de outros Estados, entre outros valores de custeio dos locais. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa e ameaça.

A ação é realizada em conjunto com o Departamento Penitenciário Federal (Depen/MJSP). O nome da operação (KRIMOJ) é a tradução da palavra Crimes em Esperanto, em alusão aos diversos crimes praticados pelas facções criminosas e também pelo fato de as casas de apoio serem mantidas para a troca de informações entre os membros das facções.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024