A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Polícia

20/11/2018 13:16

A+ A-

PF desarticula esquema de facilitação de entrada de estrangeiros no Brasil

Prática criminosa consistia em desviar e vender de documentos de imigração a estrageiros que desejavam entrar irregularmente no país

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Caronte com objetivo de desarticular um esquema criminoso que acontecia no posto de controle migratório em Corumbá. Segundo a investigação uma rede de “empresas de turismo” vendia um “pacote” aos estrangeiros que desejavam entrar no Brasil cobrando, além do traslado até São Paulo, taxas para não passarem pela fiscalização imigratória.

Cerca de 30 policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. A prática criminosa consistia no desvio de documentos de imigração (conhecidos como “tarjetas”), sendo entregue aos despachantes que vendiam a estrangeiros que desejavam entrar irregularmente no país. Os documentos então eram inseridos nos sistemas de controle, burlando as regras de imigração e permitindo que indivíduos ingressassem sem qualquer tipo de fiscalização.

O subterfúgio dos criminosos era composto por despachantes de “empresas de turismo” e contava com a participação de um policial federal, um servidor administrativo e um contratado da Polícia Federal, que facilitavam a entrada irregular dos imigrantes.

Havia ainda uma diferença nos valores cobrados por migrante, de forma que estrangeiros com impedimento ou com multa vigente tinham os registros adulterados e assim conseguiam a permissão para adentrar em território nacional.

*A Operação foi batizada de Caronte, pois esse personagem da mitologia grega era o barqueiro que atravessava as pessoas para outro plano espiritual, mas somente o fazia mediante o pagamento de uma moeda. Uma perfeita alusão à corrupção praticada para permitir acesso ao território nacional.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias