Durante o fim de semana, entre os dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, a partir das 22h, operação desenvolvida pela 10ª CIPM teve como objetivo dispersar aglomerações de pessoas em pontos diversos da área da OPM.
De acordo com a estimativa da 10ª CIPM, essas ocorrências somavam 600 pessoas, especificamente em locais como Tabacarias e Conveniências, algumas funcionando em descordo com os horários regulamentados nos alvarás de funcionamento.
A operação segundo a ordem de serviço estabelecida pelo Comandante da 10ª CIPM, TC QOPM Anderson Machado Padilha, se estabeleceu nas ruas Manoel Joaquim de Moraes, Pará, Fátima do Sul e Av. Manoel Joaquim de Moraes nos bairros Santa Emília e Jd Leblon.
Os policiais militares foram recebidos com arremesso de garrafa e foi necessário o apoio de outras equipes, incluindo do Batalhão de Choque.
A ordem de operação foi estabelecida a partir de denúncias da população e por identificar reincidência em aglomeração, algazarra e perturbação de sossego nos locais alvos da operação.
Segundo o Comandante da 10ª CIPM as operações nos locais continuarão incluindo medidas para restrição de horários de funcionamento junto aos órgãos competentes e fiscalização de alvarás e regras relacionadas ao código de postura.