A polícia Militar Ambiental (PMA) do Grupamento de Porto Primavera (MS) realizou uma fiscalização ontem, 09, no lago da usina Sérgio Motta, no rio Paraná, em Batayporã, e retiraram diversas redes de pesca que mediam 3.980 metros no total. As informações são do site Notícias MS.
Ao chegar às proximidades da barragem a PMA encontrou um lance de rede de pesca na parte da montante da usina hidrelétrica, que media 1.000 metros, e estava armado a menos de 10 metros do aterro.
Na parte da jusante da barragem foram retiradas 32 redes de pesca, medindo 2.980 metros. Algumas estavam cercando a escada de peixe da hidrelétrica. Os infratores não foram identificados.
A PMA tem realizado constantemente operações para evitar que os pescadores armem as redes que são proibidas nos locais de onde foram retiradas. No dia 28 de maio, as equipes retiraram 1.100 metros de redes.
A legislação proíbe a pesca a menos de 1.000 metros das barragens e a 1.500 das escadas de peixe. Ainda assim, alguns pescadores arriscam-se para armar petrechos nesses locais, devido à facilidade de captura, em razão do acúmulo de cardumes no local. Trata-se de local extremamente perigoso para a navegação, pois fica a jusante dos vertedouros, com correnteza muito forte.







