(67) 99826-0686

Polícia Civil paralisa atividades nesta por 24h nesta quinta-feira

A determinação é nacional e tem como objetivo pressionar o Governo Federal contra a Reforma da Previdência (PEC 287)

14 DEZ 2016
Redação
11h57min
Foto: Geovanni Gomes/Arquivo

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul vai parar suas atividades por 24 horas nesta quinta-feira (15). Amanhã, a partir das 8h em Campo Grande, a diretoria do sindicato estará concentrada em frente à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro orientando os policiais e a população.

A Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis), após reunião com o Ministro da Justiça, Alexandre de Morais, e com o apoio de vários sindicatos do país, decidiu paralisar as atividades.

A determinação é nacional e tem como objetivo pressionar o Governo Federal contra a Reforma da Previdência (PEC 287). O Sinpol/MS participou de toda movimentação em Brasília com uma comissão liderada pelo presidente, Giancarlo Miranda.

Dados Gerais

Segundos dados do IBGE, enquanto que a vida média do brasileiro é de 75 anos, a do policial é de 56, dezenove anos a menos que a população geral e nove a menos que a idade mínima para aposentadoria, como pretende o Governo Federal por meio da PEC 287.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) catalogou ainda a atividade de policial como insalubre, perigosa, geradora de imenso estresse pelo período de contínuo esforço físico. "Dessa forma, exigimos a retirada da Polícia Civil do texto da PEC 287. Lutamos pela valorização da categoria e queremos o mesmo tratamento dado às Polícias Federal e Militar, pois também corremos risco de morte diariamente", diz a assessoria.

Idade de aposentadoria de policiais no mundo:

ESTADOS UNIDOS: de 20 a 35 anos de serviço (dependendo do Estado ou Condado), independente da idade;

INGLATERRA: 25 anos de serviço, 50 anos de idade mínima;

CHILE: 20 anos de serviço, 55 anos de idade máxima;

FRANÇA: 27 anos de serviço, mínimo de 52 anos de idade;

ITÁLIA: 33 anos de serviço, mínimo de 53 anos de idade;

ARGENTINA: de 20 a 30 anos de idade, independente da idade;

BRASIL: Se a PEC 287 for aprovada, o policial brasileiro será o mais idoso do mundo, precisando ter, no mínimo, 65 anos para se aposentar.

Veja também