Polícia Civil de Teodoro Sampaio, interior de São Paulo, deflagrou, nesta terça-feira (6), operação contra golpes e fraudes em vestibulares para cursos de medicina. Dos 18 alvos da polícia, dez são do Mato Grosso do Sul.
No MS, foram sete mandados de busca e apreensão e três em Dourados. Na Capital, a Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, a Dracco deu apoio à operação. Em Dourados, os mandados foram cumpridos pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira, a Defron).
Fraudes
As investigações começaram há mais de dois anos e miram uma empresa de assessoria educacional, sediada em Teodoro Sampaio. Eles atuavam ilegalmente para o ingresso de estudantes em cursos universitários de medicina.
Ainda segundo a apuração, as empresas ludibriavam o processo seletivo ou fazia falsas promessas aos interessados e assim ganhavam farta quantia em dinheiro.
Os mandados foram autorizados pela Justiça. Também foram decretados o bloqueio de valores das instituições financeiras, que somam R$ 6.992.098. Um imóvel urbano foi bloqueado, quatro veículos ficarão com restrição no órgão de trânsito e suspensão da atividade econômica e financeira da assessoria educacional.
Os envolvidos com a assessoria educacional estão sendo investigados por estelionato, associação criminosa, fraude em certame de interesse púbico e lavagem de capitais.