TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Polícia

20/11/2020 12:35

A+ A-

Polícia faz alerta para golpe do falso boleto em Campo Grande

Entenda o golpe e as orientações da polícia

A internet facilita a vida e tem sido cada dia mais usada para a realização de serviços, especialmente após o início da pandemia do novo coronavírus. No entanto, bandidos têm se aproveitado desse aumento da demanda para aplicar golpes cada vez mais elaborados, que podem enganar até o mais experiente dos internautas.

Vendo a crescente de vítimas em Mato Grosso do Sul, a 6ª DP (Delegacia de Polícia) de Campo Grande decidiu fazer um alerta sobre golpe que já fez mais de 300 vítimas entre janeiro e outubro deste ano. Para comparação, foram 299 casos durante o ano inteiro de 2019.

Segundo o delegado Jeferson Rosa Dias, as vítimas são pessoas que fizeram financiamentos de veículo e, por algum motivo, precisaram imprimir a segunda via do boleto. Estas pessoas, após tentar contato com a financeira por telefone sem obter sucesso, pesquisam o site da financeira na internet e a primeira opção que aparece é a do estelionatário, que se faz passar pela financeira.

Ao entrar no site, a vítima é direcionada para uma conversa no aplicativo WhatsApp e é atendida por um dos estelionatários, que se passam por atendentes das financeiras. É solicitado o nome, o CPF, número do contrato, quantidade de parcelas do financiamento, quantidade de parcelas já pagas e o valor das parcelas.

Com estas informações, o estelionatário encaminha um boleto idêntico ao da financeira, contendo o número do CNPJ e os dados repassados pela pessoa. "O problema está no campo Beneficiário Final, onde é colocado ou o nome de uma pessoa física ou o número de uma conta bancária, ou seja, este será o verdadeiro recebedor do valor pago pela vítima", explica Rosa Dias.

De acordo com o delegado, as vítimas só percebem o golpe dias depois, quando a financeira entra em contato pela parcela em aberto, que teoricamente já teria sido paga. "Estamos fazendo este alerta para evitar a ocorrência de um número maior de vítimas. Pedimos para as pessoas que ao fazerem contato com as financeiras, que observem se realmente estão no site oficial e se no campo de beneficiário final consta o nome da financeira ou CNPJ, para só depois de ter certeza de tudo isso, fazer o pagamento", alerta.

Para finalizar, o delegado orienta que em caso de dúvidas, a pessoa deve procurar loja física da financeira, para verificar se o boleto que lhe foi passado é mesmo verdadeiro.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias