Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Polícia

Presos tinham 'call center' para dar golpes pela OLX e motoristas de app eram comparsas

Ação da Deco identificou sete detentos envolvidos

15 junho 2020 - 19h41Por Thiago de Souza

A Delegacia de Combate ao Crime Organizado derrubou, nesta segunda-feira (15), quadrilha formada por presidiários que aplicava golpes usando o site de compra e vendas OLX, em Campo Grande. Dois motoristas de aplicativo ajudavam a buscar os produtos da fraude, entre eles celulares, notebook, motos, guitarras e motosserra.  

As investigações mostram que o grupo atuava há cerca de um ano e que sete presidiários do Centro de Triagem de Campo Grande participavam do esquema. O líder do bando, identificado como F.H.C, usava dados furtados de um pecuarista da região de Brasilândia e de um empresário do ramo de informática no Paraná para dar um tom de seriedade às negociações. 

F.H.C e os comparsas escolhiam produtos diversos no site e negociavam com o vendedor. No entanto, se passando pelo fazendeiro, davam desculpa que estavam em viagem pelo interior e sugeriam fazer o pagamento por transferência bancária. Porém, os comprovantes dos depósitos eram falsificados, sendo copiados da internet. A vítima então acreditava no pagamento e entregava o produto. 

A investigação, comandada pela delegada Ana Cláudia Medina, descobriu que esses produtos eram negociados novamente, se tornando um grande comércio clandestino e lucrativo de bens. 

Ainda segundo a Deco, muitos produtos frutos do golpe foram rastreados e devolvidos às vítimas. Outros bens diversos como minimotocross, teclados, roçadeiras e caixas de som estão armazenados na delegacia aguardando proprietários, que devem comprovar a propriedade do bem. 

A Polícia Civil pediu que os presos envolvidos no esquema sejam transferidos para setor do presídio com sistema de segurança mais rigoroso.