Uma equipe do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) do BOPE foi acionada na manhã de ontem (24) para atender uma ocorrência em Jateí onde trabalhadores encontraram um artefato explosivo durante a escavação para a obra de galeria de contenção de água pluvial em uma área rural conhecida como Linha Potreirito.
A equipe utilizou-se de traje especial e robô para a ação contrabombas neutralizando o artefato por meio de detonação controlada. Segundo o comandante do BOPE, Major Wilmar Fernandes, é comum encontrar os artefatos na região, porque no passado uma empresa usava bombas para a exploração de petróleo.
"Por se tratar de uma região onde frequentemente são encontrados esses tipos de artefatos explosivos, utilizados na mineração e sondagem do solo para a prospecção de petróleo, é muito comum esse tipo de situação. Na época, muitas delas não explodiram e agora com a terra se ‘mexendo’ o material vai aparecendo", explicou.
Os policiais orientam que, ao ser localizado objeto suspeito de ser bomba ou explosivo, não mexer, não tocar e desocupar o local até a chegada da equipe especializada. O contato poderá ser realizado por meio do número 190 da Polícia Militar ou 3357-4800 do BOPE.