TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024
Polícia

Vira-lata abandonado dentro de saco por ex-dona é adotado

Cão ganhou o nome de 'Zeus' e foi adotado por família que mora na região onde foi deixado; animal trata doença do carrapato

21 maio 2019 - 15h29Por Da redação/G1

O vira-lata que foi abandonado pela ex-dona dentro de um saco no bairro Jardim Eldorado, em Sorocaba (SP), ganhou uma nova família. O sistema de segurança da Rua Miguel Sayeg registrou o abandono da antiga dona.

Após ser abandonado, o cachorro foi resgatado por moradores e encaminhado a um veterinário, que constatou que ele tem a doença do carrapato, que pode matar se não for tratada.

Uma moradora informou ao G1 que a nova família mora na região de chácaras onde o animal foi deixado e já o batizou com o nome de "Zeus", deus da mitologia grega.

Abandono

Uma câmera de segurança registrou o abandono do cão no sábado (18). O vídeo mostra a motorista deixando o cachorro e indo embora pela Rua Miguel Sayeg, em uma região de chácaras.

Uma veterinária que avaliou a saúde do animal afirmou que ele aparenta ter entre 9 e 11 meses de vida. O caso é investigado como maus-tratos.

Na segunda-feira (20), a pessoa que o abandonou foi identificada pela investigação do 2º Distrito Policial. A mulher confessou o abandono e alegou à polícia que o animal estava em uma chácara e que escapava com frequência.

Crime

O abandono é considerado uma forma de maus-tratos a animais, portanto é crime (Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605/98). A pena varia de três meses a um ano de detenção e multa.

Em Sorocaba, denúncias sobre casos de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelos telefones da Polícia Militar (190) e da Guarda Civil Municipal (153), em situações emergenciais e de flagrante.