Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Política

ABISMO ADMINISTRATIVO: 13 dias após assumir ministério, Teich fará reunião com secretários de MS

O novo ministro ainda não realizou reunião com gestores dos estados; pandemia está matando centenas em todo o país

28 abril 2020 - 19h00Por Rayani Santa Cruz

Empossado há mais de uma semana no cargo de ministro da Saúde, Nelson Teich, finalmente fará reunião por videoconferência com o secretário estadual de Saúde de MS, Geraldo Resende, e o secretário de Estado e Governo Eduardo Riedel, na próxima quinta-feira (30). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a reunião ocorre, junto a outros representantes do Centro-Oeste, às 11h30 horário de Brasília.

"As expectativas é que o ministro Nelson Teich apresente os encaminhamentos das medidas para combate à doença no país e na região. Além disso, o secretário [Geraldo Resende] já conversou com o gabinete do ministro para tratar sobre o Hospital da Mulher e da Criança, em Dourados, no trabalho de transformá-lo em referência no tratamento da doença" informou a nota da SES.

O abismo administrativo entre o ministro e as secretárias estaduais de todo o Brasil chegou a ser alvo de críticas pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Alberto Beltrame. A demora na entrega de equipamentos e a falta de contato desagradaram muito os gestores, frente à pandemia que está matando centenas de brasileiros todos os dias. 

De acordo com reportagem divulgada ontem (27) pela Veja, somente 17% dos equipamentos prometidos foram entregues. Os 3 milhões de testes anunciados por ele após a posse que deveriam ser entregues ainda não chegaram aos estados, segundo a Veja.

Questionada se o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, havia conseguido se reunir com o ministro, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que desde a posse, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, não fez nenhuma reunião (teleconferência) com secretários de saúde, tanto de estados quanto de municípios, ao menos publicamente. 

“Cabe ressaltar que, mesmo assim,  todas as orientações sobre o enfrentamento ao Covid-19  e eventuais atualizações continuam sendo repassadas normalmente pelos setores técnicos do ministério aos estados e municípios, não havendo assim nenhuma interrupção quanto à manutenção das ações. Há previsão de que o ministro se reúna nos próximos dias com os presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretariais Municipais de Saúde” informou a nota da Sesau.