TCE MAIO
(67) 99826-0686

Apostando na experiência, Antônio Cruz volta à Câmara e diz que foco é Saúde

A pedido do governador Reinaldo Azambuja, médico retornar à Casa de Leis depois de quase 30 anos afastado

18 NOV 2016
Rodson Willyams
17h00min
Foto: Geovanni Gomes

O ex-deputado federal e agora vereador eleito, Antônio Cruz, do PSDB, aposta na experiência da vida pública para ajudar a 'reconstruir' Campo Grande. O novo parlamentar municipal retorna à política após ser convidado pessoalmente governador Reinaldo Azambuja, do PSDB, para ajudar no setor da saúde pública da Capital. A volta ocorre depois de 30 anos afastado, com promessa de contribuir para a melhoria dos serviços públicos.

"O governador Reinaldo Azambuja, me pediu para ajudá-lo nessa reconstrução de Campo Grande. Então, a nossa meta é auxiliar o município que sofreu uma deterioração, inclusive, no aspecto de cidade e no urbanismo. Hoje não temos uma via urbana que esteja em condições de dizer que está perfeitamente trafegável, em Campo Grande", comentou.

Médico há 43 anos, com ampla experiência na saúde, Antônio Cruz revela que construiu a entidade filantrópica Hospital Evangélico, em Campo Grande, para ajudar a população. "Construí essa Instituição de prevenção e fazemos aqui um trabalho bonito, com diagnóstico prévio, por meio de exames. Nós trabalhamos com o objetivo de evitar que o paciente seja internado e ocupe um leito hospitalar. Então, é neste sentido, de prevenção, que quero ajudar Campo Grande".

E ainda destaca: "se hoje um paciente precisar de um leito, vai ter sérias dificuldades. Vejo que nós precisamos reestruturar o tratamento ambulatorial, hoje o que mais gasta é com este setor, fora os traumatismos que ocupam leitos, mas no caso do ambulatório, a culpa são dos próprios postos de saúde que não funcionam corretamente, e quando funcionam, funciona muito pouco", relata.


O vereador ainda relata que hoje, o médico da rede pública tem dificuldades para trabalhar devido a burocracia, e que por muitas vezes, o paciente não tempo para esperar. "Antigamente, o diagnóstico era feito e você podia encaminhar para um hospital e ninguém contestava. Hoje não, hoje, você manda para o posto, depois o paciente tem que ir para o CEM e o médico acaba tendo dificuldade que deveriam ser emergenciais. E quem sofre com isso é o paciente".

Diante destes problemas, Antonio Cruz destaca que está será uma das suas metas como parlamentar para ajudar Campo Grande. "Essa vai ser uma das minhas metas na saúde, e o que o prefeito [Marquinhos Trad] tiver de planejamento, vou ajudar. Sou vereador e aquilo que entender que for certo para Campo Grande, vou ajudar e também fiscalizar a prefeitura".

Urbanístico

Outro ponto levantando pelo novo parlamentar está ligado a situação urbanística de Campo Grande. "O trânsito, as ruas, tudo está em uma situação precaríssima, as preferenciais, o sistema de sinalização urbanística e os semáforos, tudo está um caos. Não há muito de mobilidade urbana, mas vou olhar para este ponto e ter em mente, que hoje, política ninguém faz sozinho e quero contribuir para melhorar esse setor também".


Por fim, Antônio Cruz destaca que a Câmara Municipal tem um papel fundamental para ajudar na reconstrução da cidade. "A Câmara tem um papel preponderante e fundamental nessa reconstrução. Quando ela participa, ela indica ao prefeito os problemas da cidade que não consegue ver. Os vereadores recebem informações da população e passar a ser um olhar do prefeito, e claro, pede a ele para que tome providências e a situação seja reedificada. Então, estou muito confiante neste sentido, de ajudar o município no que precisar". 

Veja também