O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira (31), em entrevista à Rádio Massa FM, que só pretende participar de debates em um eventual segundo turno da eleição.
"No segundo turno eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir né, vou participar", disse o pré-candidato à reeleição em outubro.
Se houver uma segunda etapa na disputa presidencial, Bolsonaro enfrentaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas divulgadas até o momento.
Bolsonaro explicou que ainda irá "pensar" sobre a ida ou mais debates durante o primeiro turno, mas que não deve assim agir por receio de se tornar o alvo preferencial de todos os concorrentes.
Ele avalia que, caso participe dos debates no 1º turno, poderia receber "pancada o tempo todo".
"No primeiro turno, a gente pensa [se participa ou não]. Por quê? Se eu for, os dez candidatos ali vão querer a todo o tempo dar pancada em mim e eu não vou ter tempo de responder-lhes. Um vai fazer pergunta para o outro e vão dar pancada em mim."
O pré-candidato do PL deu a entender que poderia rever o posicionamento caso as perguntas nos debates realizados no primeiro turno fossem acertadas antecipadamente.
Então, nós vamos analisar isso, porque acho que debate teria que ser com perguntas pré-acertadas antes com os encarregados de fazer o debate, até pra não baixar o nível."