O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entregou nesta terça-feira (19), uma carreta de serviços para a prefeitura de Ponta Porã, a 334 quilômetros de Campo Grande. Essa é a segunda vez em quatro dias, que o governador cumpre agenda na cidade.
Na última sexta-feira (15), Azambuja foi até ao município onde entregou e vistoriou obras. Nesta segunda-feira (18), Ponta Porã completou 110 Anos de emancipação política e administrativa.
A carreta atenderá o projeto municipal de capacitação profissional Mãos que Fazem, uma ação do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), coordenado pela primeira-dama de Ponta Porã, Vânia Peluffo.
A unidade móvel semirreboque de capacitação profissional, no valor de R$ 1,097 milhão, será utilizada para ministrar cursos de cabeleireiro, manicure, costura e palestras de saúde da mulher, odontológicas, entre outras orientações educativas.
Foram repassados recursos próprios do Estado, por intermédio da Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), para aquisição, acrescidos de contrapartida municipal.
O governador Reinaldo Azambuja destacou a necessidade de qualificação para o acesso aos empregos e a geração de renda. "Nós olhamos para as pessoas que mais precisam. Qualificar pessoas é abrir horizontes. Ontem eu vi o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e tinha 3,8 mil vagas de emprego disponíveis. Mas muitas vezes o emprego exige alguma qualificação", contou.
Para o prefeito Hélio Peluffo, a entrega só foi possível graças a parceria com a gestão estadual. "Nada aconteceria sem a mão estendida do Estado. Jamais isso aconteceria sem que o Governo do Estado fosse parceiro".
A primeira-dama Vânia Peluffo enfatizou a importância do investimento. "Isso aqui vai ser usado para beneficiar a população", ressaltou.
Também participaram da entrega o presidente da Câmara Municipal, Vanderlei Avelino, e demais vereadores; prefeito de Maracaju, Marcos Calderan; secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira; vice-prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos: Comandante da PM, Coronel Marcos Paulo; e o Comandante do CBM, Hugo Djan Leite, entre outras autoridades.