Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Política

'Boi bombeiro': Tereza Cristina é convidada para discutir incêndios no Pantanal

É a segunda vez que a ministra de Mato Grosso do Sul é chamada para discutir o assunto

30 outubro 2020 - 12h19Por Diana Christie

A comissão temporária externa do Pantanal aprovou, nesta sexta-feira (30), convite para que a

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que apresentou a solução dos ‘bois bombeiros’, foi convidada, esta sexta-feira (30), para dar explicações à comissão temporária externa do Pantanal, no Congresso Nacional.

A comissão, presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), espera que ela dê explicações sobre a atividade pecuária e apresente dados sobre a evolução do rebanho bovino em municípios pantaneiros.

O documento é um convite, portanto, a presença de Cristina não é obrigatória. O prazo para resposta é de 30 dias. As informações são do R7.

Boi bombeiro

Tereza já esteve na comissão, em 9 de outubro, quando declarou que o boi é o bombeiro do Pantanal e que se houvesse mais gado talvez o incêndio deste ano teria sido menor.

“O boi ajuda, é o bombeiro do Pantanal. Ele como essa massa, seja o capim ativo ou o plantado. Com a seca e água do subsolo que também baixou, essa massa vira um material altamente combustível. Aconteceu o desastre porque tínhamos muita matéria orgânica seca. Talvez, se tivesse um pouco mais de gado no Pantanal, teria sido um desastre bem menor como deste ano. Isso tem que servir como uma reflexão do que temos que fazer”, afirmou.

Segundo o R7, o número de focos de queimadas no Pantanal chegou a 8.109 em setembro e bateu o recorde desde o início das medições do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Em nove meses, entre 1º de janeiro e 30 de setembro, foram registrados 18.259, maior número desde 1998.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estima que o fogo consumiu 23% do Pantanal – o bioma abriga cerca de 1.200 espécies de animais vertebrados, inclusos 36 ameaçados de extinção.