Empenhado na campanha pela reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a escalar o seu time de ministros para divulgar ações do governo em rede nacional de rádio e televisão. As informações são do Metrópoles.
Foi visto que nas últimas duas semanas, três integrantes do primeiro escalão fizeram pronunciamentos em cadeia nacional a fim de fazer propaganda de pautas do Executivo consideradas eleitorais.
Ministros na TV
Em 28 de janeiro, o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA), deu início à divulgação de medidas adotadas pelo governo. Em um pronunciamento que durou quase 5 minutos, o ministro, que é do Centrão, exaltou ações sociais, como o Auxílio Brasil, o vale gás e a redução da tarifa de energia elétrica para famílias de baixa renda.
Ao finalizar o pronunciamento, o ministro ressaltou que o governo segue “de mãos dadas com os brasileiros”, promovendo a “prosperidade” e reafirmando as “principais conquistas” do governo.
Na última terça-feira (1º), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, convocou um pronunciamento em rede nacional para celebrar o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores e as novas regras para renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – as duas medidas foram anunciadas por Bolsonaro em 31 de dezembro e 27 de janeiro, respectivamente.
Já nesta quarta-feira (9), foi a vez do ministro da Previdência e do Trabalho, Onyx Lorenzoni, falar em cadeia nacional. Em sua fala, que durou pouco mais de cinco minutos, ele comentou as mudanças na realização da prova de vida por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As novas regras foram anunciadas há mais de uma semana.
Propaganda massiva
Nos bastidores, aliados admitem a intenção do governo em propagandear as ações em ano eleitoral. A previsão é que as aparições de ministros em pronunciamentos se tornem mais frequentes ao longo do ano.
A ideia, ao menos por enquanto, é que o presidente Bolsonaro não participe ativamente da estratégia, deixando que apenas os integrantes do primeiro escalão atuem na linha de frente. Interlocutores explicam que, dessa forma, a campanha não fica “escancarada”.
A tática do Planalto ocorre no mesmo momento em que o presidente criou extraoficialmente um comitê de campanha mais centralizado para discutir as estratégias da corrida pela reeleição no pleito deste ano (leia mais abaixo).
Ainda conforme o Metrópoles, apesar de a estratégia ter como foco a reeleição de Bolsonaro, ela também está voltada à divulgação de personalidades da Esplanada que devem disputar governos estaduais, como é o caso de João Roma que, segundo relatos feitos à reportagem, já tem o apoio do PL, partido do presidente, para se candidatar ao governo da Bahia.