Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Política

Bolsonaro leva 'não' da Globo após fazer pedido para entrevista

O presidente queria que a entrevista fosse feita no Palácio da Alvorada, mas a emissora recusou

05 agosto 2022 - 09h26Por Rayani Santa Cruz

O presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), levou um "não" da TV Globo e não vai participar da tradicional sabatina, no Jornal Nacional. A  participação dele foi cancelada após o mandatário não aceitar as regras da entrevista, de acordo com a emissora.

Segundo o Metrópoles, Bolsonaro havia solicitado que a sabatina fosse feita no Palácio da Alvorada, sob o argumento de que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, tiveram o mesmo direito quando tentaram a reeleição em 2006 e 2010, respectivamente, além de compromissos de campanha assumidos anteriormente. O pedido, no entanto, foi negado pela emissora.

Na tarde de quinta-feira (4), a coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles, anunciou a decisão do chefe do Executivo de participar da sabatina. O próprio filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), usou as redes sociais para confirmar a ida. Contudo, algumas horas depois, a Globo rejeitou o pedido para realizar a entrevista no Palácio da Alvorada e, com isso, cancelou a sabatina.

Segundo a TV Globo, depois das eleições de 2014 ficou decidido que todas as entrevistas aconteceriam em seus estúdios, de forma a tratar todos os candidatos em condições de igualdade. A emissora também ressaltou que as mesmas regras não foram contestadas pelo presidente quando convidado para as sabatinas no G1 e na GloboNews.

Ainda segundo o portal, as entrevistas ocorrerão na semana de 22 de agosto e terão 40 minutos de duração. Bolsonaro seria o primeiro da série de conversas com os presidenciáveis, apresentadas por William Bonner e Renata Vasconcellos.

Na sequência, foi sorteado André Janones (Avante) para o dia 23, mas o deputado desistiu da candidatura nessa quinta-feira (4/8) para apoiar Lula.

Ciro Gomes (PDT) foi sorteado para 24 de agosto; Lula para o dia 25; e Simone Tebet (MDB) para o dia 26.

A transmissão das sabatinas será ao vivo, no Jornal Nacional.