Querendo "votos do PT", o presidente Jair Bolsonaro (PL) inicia nesta terça-feira (8), uma maratona de viagens por cidades do Nordeste. Ele participa de entregas de obras da transposição do Rio São Francisco e cumpre agendas no Ceará, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
Conforme o UOL, as idas dele a região são partes de estratégia para tentar reeleição. A assessoria quer associar a imagem de Bolsonaro a méritos por entregar obras iniciadas na gestão do PT.
Bolsonaro quer reduzir a rejeição, mas isso se torna um pouco dificil pelo palavreado que usa ao se referir a população do Nordeste. Um exemplo, é a live dele em 3 de fevereiro onde o presidente usou o termo "pau de arara" (de cunho racista) para se referir a assessores nascidos em estados do Nordeste.
Ainda segundo o site, um dos objetos de disputa política, que colocam Bolsonaro e Lula em rota de colisão, é justamente a complexa empreitada de transposição das águas do "Velho Chico" —cujas obras perduram há 14 anos. A disputa pela paternidade do projeto começou ainda em 2019 e 2021 quando Bolsonaro entregou alguns trechos da obra.
Transposição
Iniciadas em 2007, durante o segundo mandato de Lula, as intervenções no rio atravessaram os governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), seguindo na gestão Bolsonaro. Michel Temer, em 2017, inaugurou o começo do Eixo Leste. Em 2020, Bolsonaro deu início ao funcionamento de uma parte do Eixo Norte.
Em vídeos compartilhados desde 2020, Bolsonaro já buscava se apresentar como protagonista da transposição do rio São Francisco, mas omitia ter começado a sua gestão, em janeiro de 2019, com mais de 90% das obras em fase de execução.