A Câmara dos Deputados Federal aprovou nesta semana, o Projeto de Lei 2730/20, do deputado Ricardo Izar (Republicanos-SP), que institui em abril o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson, com uma campanha simbolizada pela tulipa vermelha. A proposta segue agora para votação no Senado.
Conforme a relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o projeto visa esclarecer a sociedade pode ser fundamental para a busca de ajuda médica no momento certo. Só com o diagnóstico precoce podemos oferecer o tratamento adequado", argumentou. Ela lembrou que 11 de abril e? o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.
Em seu discurso em plenário, a relatora citou estatísticas e disse que a doença pode atingir mais de 3% da população com mais de 64 anos.
"Provavelmente, são mais de 600 mil parkinsonianos no Brasil, sem contar os portadores mais jovens da doença", estima. Ela lamentou que a doença costuma ser alvo de piadas de mal gosto.
Qualidade de vida
Carmen Zanotto lembrou que o autor da proposta foi diagnosticado precocemente com a doença há dez anos.
"Ricardo Izar trouxe a experiência pessoal no olhar para todos aqueles que possam desenvolver a doença", elogiou. Ricardo Izar agradeceu a Carmen Zanotto e outros deputados pela aprovação do projeto.
"O Parkinson é muito mais do que o tremor. É a dificuldade de se locomover, falar, levantar, escovar os dentes. As famílias têm uma dificuldade de conviver com o portador de Parkinson", relatou. Ele espera que o projeto ajude a conscientizar as famílias e melhore a qualidade de vida dos pacientes.