O pré-candidato a presidência da República, Ciro Gomes (PDT), disparou ataques contra o também pré-candidato Lula, em um evento Brazil's Choice in 2022, nos Estados Unidos. Ele disse que Lula transferiu mais dinheiro aos bancos do que aos pobres.
De acordo com a fala de Ciro, enquanto trilhões foram repassados às instituições bancárias, apenas bilhões foram destinados ao Bolsa Família.
"R$ 4,88 trilhões, no período em que o Lula deu as cartas do poder brasileiro, foram transferidos para os bancos, via juros. E R$ 332 bilhões foram transferidos para os pobres no Bolsa Família. Isso é uma coisa concreta", disse.
Conforme o Portal R7, Ciro avaliou que Lula tenta reforçar uma imagem de caridade.
"Mas eu sou uma pessoa estudiosa e levantei quanta transferência de dinheiro público o período em que o Lula mandou no Brasil fez para os pobres e para os ricos. É uma coisa chocante. A fonte é o Tesouro Nacional", afirmou.
Ainda conforme o Portal, o pré-candidato colocou-se como uma alternativa política distinta no que se refere aos projetos econômicos do ex-presidente e aos do atual mandatário do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). Ciro ainda definiu Lula como um homem "cansado, envelhecido, falando bobagem pelos cotovelos", criticando, por exemplo, a declaração de que "Deus é petista".