Em uma série de entrevistas do TopMídiaNews, os secretários do governador Eduardo Riedel (PSDB) vão contar como será o trabalho a frente das pastas, planos e metas para o longo período de trabalho.
A primeira entrevista a ser publicada é da secretária Ana Nardes, comandante da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), que destacou sobre os cuidados e capacitação a serem promovidos aos servidores, otimização de gestão do patrimônio público e contratações.
Confira:
1 – Quais são os planos e metas para a SAD, para médio e longo prazo, já que a secretária continua à frente do comando?
R: Vamos focar nos eixos estabelecidos no Plano de Governo do governador Eduardo Riedel, que visa ampliar a realização de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado profissional aos servidores do Estado por meio de parcerias, implantar o programa Saúde do Servidor voltado para a saúde física e mental, ergonômica e prevenção de acidentes, avaliar a adequação dos planos de cargos e carreiras visando a estruturação das carreiras de Estado, convocar candidatos aprovados em concurso, fortalecer o sistema de previdência estadual, otimizar a gestão do patrimônio imóvel do Estado e promover melhorias contínuas nos prédios públicos do Governo do Estado.
Todas as nossas metas são baseadas na construção de ações que valorizem os nossos servidores, modernizando a gestão pública.
2 – O governador Eduardo Riedel pontuou a escolha da senhora pela qualidade técnica e de resultados. Pode nos contar sobre como foi esse caminho para ter reconhecimento e se a experiência à frente da SAD ajudará a obter mais resultados positivos?
R: Atuo a vinte e dois no serviço público. Sou advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública. Já trabalhei em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília. Acredito que estudar, se atualizar e se desafiar seja o caminho para podermos avançar, então os meus processos de conquistas sempre foram resultados de um esforço contínuo e de acreditar que aprendemos mais todos os dias.
Em 2015 ingressei no cargo de Assessora Jurídica no Gabinete da Secretaria de Estado de Governo (Segov), gerenciando projetos como o da Transparência e Censo Previdenciário. Em 2019, assumi a área de compras do Governo e como secretária especial, fui responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços, até assumir o desafio de ser secretária de Administração e eu não me acomodo, estou sempre em busca de inovações e novas metas que contribuem diretamente com o Governo próspero, inclusivo, verde e digital que o governador Eduardo Riedel irá implantar em Mato Grosso do Sul.
A experiência adquirida irá, sim, contribuir com os resultados positivos, mas para além disso, eu acredito que o que me move é o compromisso de saber que meu trabalho impacta diretamente no processo de construção de uma sociedade melhor para todos.
3 – O que os servidores públicos podem esperar da SAD? Haverá reajustes e diálogos com os representantes das categorias quando necessário?
R: Vamos manter o diálogo permanente com todas as categorias de servidores, que é o que nos norteia para traçarmos as nossas principais metas e alcançarmos nossos objetivos.
4 – A SAD tem previsão de abrir processo seletivo nos próximos meses? Se sim, em quais áreas e quantas vagas na área médica?
R: Estamos promovendo estudos destas questões e realizando um levantamento que será apresentado ao governador Eduardo Riedel, para posteriormente divulgarmos como serão estes processos. O que podemos adiantar é que estamos nos organizando para realizar um processo seletivo técnico para cargos comissionados, que serão embasados em critérios que visam qualificar e melhorar a gestão pública.
5 – Sobre a capacitação dos servidores, a Escola de Governo já tem planos e cursos previstos para esse ano? Se sim, quais?
R: A Fundação da Escola de Governo de Mato Grosso do Sul é uma entidade criada com o objetivo de promover a valorização e o desenvolvimento do servidor público, adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público, por meio de um programa permanente de capacitação, elevando o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão.
Desde a sua criação, a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul garantiu a milhares de servidores públicos a oportunidade de ampliar conhecimentos e adotar atitudes profissionais voltadas ao cumprimento de seus deveres com ética e eficiência. Também contribuiu para a melhoria da gestão pública e para a modernização do Estado. Nós já ofertamos pós-graduações e também somos a única Escola de Governo que ofertou um mestrado profissional.
Estamos em fase de planejamento e organização do nosso cronograma e iremos continuar desenvolvendo nossas atividades alicerçadas em três linhas de atuação: Desenvolvimento do Servidor Público, Desenvolvimento da Cidadania e Melhoria da Governança.
6 – Pode nos dizer sobre qual legado pretende deixar ao fim dos quatros anos à frente da SAD?
R: O legado de que é possível sim fazer uma administração pública pautada na ética, modernidade, transparência e focada na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Mais que um legado, quero deixar a mensagem de que as mulheres podem ocupar qualquer espaço de poder, representando nossa sociedade com isonomia e de forma igualitária, compreendendo que essa presença nos espaços de poder é natural e faz parte do processo democrático.