Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Política

Cotada para disputar Governo, advogada petista quer frente de esquerda para ir ao 2º turno

Objetivo do partido é dar palanque para Lula no Estado

08 abril 2022 - 13h00Por Thiago de Souza

O nome da advogada Giselle Marques, 54 anos, é cotado pelo Partido dos Trabalhadores, para disputar o Governo de MS, em outubro. Ela destaca que o objetivo maior é dar palanque para Lula no Estado, mas vê chances de chegar ao segundo turno, caso haja uma frente ampla de esquerda. 

Marques é filiada ao PT desde 1986 e já dirigiu a legenda em Campo Grande, em 1989. Ela reflete que foi convidada pelo presidente estadual do partido, Vladimir Ferreira, para disputar o Governo, em vez do Senado. 

‘’Eles disseram que esse processo está sendo construído através do debate entre as tendências. Terei alegria em representar um projeto democrático defendido por Lula’’, detalhou a petista. 

Giselle destaca a necessidade de o partido em fazer palanque para Lula em MS. 

‘’... é a nossa maior liderança. Estamos preocupados, assim como ele, em garantir que as pessoas voltem a ter o direito de fazer três refeições por dia. É inadmissível que, em um estado forte na agropecuária, pessoas não consigam mais comer carne’’, destacou. 

MS

Na visão da advogada e ativista, a disputa pelo Governo de MS deve ser pulverizada entre várias candidaturas de direita. Por isso, crê que, se confirmada candidata, vai se dedicar à construção de uma unidade entre as forças progressistas. 

‘’... com PSOL, PC do B, PDT, e quem mais quiser vir. Dessa forma, teremos condições de ir para o 2º turno e consolidar um projeto vitorioso’’, estima Giselle. 

Em vários trechos da entrevista, Marques citou a questão da fome no Brasil e em MS. Ela garante que é possível reverter o investimento do Governo Bolsonaro em programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, que são bandeiras tradicionais do PT. 

‘’Bolsonaro vem nessa direção no último minuto do segundo tempo. Mas as políticas de inclusão social foram a marca do governo do Lula durante 8 anos. E acredito que as pessoas vão compreender isso’’, refletiu novamente. 

Giselle Marques pode ser candidata ao governo no lugar de Zeca do PT, que anunciou desistência da disputa, nesta semana. Ele alegou questões pessoais e ações judiciais, que poderiam barrar a candidatura. Questionada sobre a aceitação do seu nome como candidata, ela diz que tem ''70% de chances'' neste momento. 

Trajetória 

Giselle é Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida - Rio de Janeiro/RJ. Pós-Doutora em Meio Ambiente pela Uniderp- Anhanguera, onde leciona como titular da cadeira de legislação ambiental do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente. 

A advogada milita também como Coordenadora do Movimento “Juristas pela Democracia” em Mato Grosso do Sul. Atuou em várias gestões da Ordem dos Advogados do Brasil-MS, inclusive como Secretária Geral. Foi presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza. Atua fortemente como advogada no intuito de garantir a efetivação dos direitos humanos das mulheres.