sexta, 11 de julho de 2025

Busca

sexta, 11 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

22/12/2022 18:31

Criadora do Cordão Valu é nomeada Superintendente de Cultura de Campo Grande

O anúncio foi publicado em edição extra do Diário Oficial do município

Criadora do Cordão Valu, Silvana Torres Valu foi nomeada Superintendente de Cultura de Campo Grande pela prefeita Adriane Lopes (Patri). O anúncio foi publicado em edição extra do Diário Oficial do município, nesta quinta-feira (22). 

Responsável pelo renascimento do Carnaval de rua em Campo Grande, o Cordão Valu foi fundado no dia 2 de dezembro de 2006, no Bar Valu, da líder do Cordão, Silvana e de seu marido Jefferson Contar. O local funcionava na Rua da Imprensa com a Rua Rui Barbosa e fez alegria de muita gente.

O casal escolheu esta data para criar o grupo carnavalesco, por ser o Dia Nacional do Samba, como relembra Silvana em entrevista ao TopMídiaNews no ano passado:  

“Eu e o Jefferson escolhemos o 2 de dezembro por ser o dia do Samba. Naquela data, em 2006, nós abrimos o Bar Valu, e também fundamos o Cordão, justamente por ser o dia do Samba. É que, naquela época, o Carnaval estava sendo retomado no país, e aqui em Campo Grande, a gente queria retomar as marchinhas e os sambas tradicionais. Então, nós achamos que não tinha uma melhor data para fundar o Cordão Valu, que esta de 2 de dezembro. Tem tudo a ver com o Cordão, a sua razão de ser.”.

Silvana e Jefferson, aliás, são tão ligados ao samba, que na certidão de casamento dos dois, consta que eles se casaram no dia 2 de dezembro. “Isso, porque o samba faz parte da nossa vida. O primeiro bar Valu, e também o segundo, sempre foram bares de samba. Por isso, temos um carinho muito grande por esta data”, justifica a líder do Cordão.

A decisão de fundar o grupo carnavalesco, foi compartilhada também por um grupo de frequentadores do bar, e se tornaram co-fundadores. Entre eles, professores, artistas, jornalistas e profissionais liberais. O primeiro desfile pelas ruas do centro da Cidade Morena, aconteceu no ano seguinte, 2007, com a presença de aproximadamente 150 pessoas, e uma pequena banda, que puxou a apresentação.

Por representar as tradições históricas do Carnaval, o grupo “adotou”, desde o início, a Esplanada Ferroviária, área tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, como seu reduto, onde se concentram os foliões para desfilarem pelo Cordão.

Inspirado no Cordão da Bola Preta, do Rio de Janeiro, o Valu nasceu, e cresceu, e é, o mais tradicional grupo do Carnaval popular da Capital.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias