PREF DE RIBAS - JULHO 2025

segunda, 14 de julho de 2025

Busca

segunda, 14 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

24/04/2023 12:16

Da bancada, PT agora deve focar na CPMI para provar 'bolsonaristas do GSI'

Crise no GSI causou queda do ex-ministro de Lula, Gonçalves Dias, e PT vai mudar estratégias para tentar desmistificar narrativas

Da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet (PT) afirma, que diante da polêmica do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), o PT agora deve focar na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre os atos antidemocráticos para provar haverem “bolsonaristas do GSI”.

Os governistas eram contra a instalação da CPMI pelo desgaste que podia causar no governo, porém, as narrativas utilizadas pela extrema-direita causaram crise no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na semana passada e pedido de demissão de Gonçalves Dias, na última quarta-feira (19). Ele era responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional e apareceu em imagens divulgadas pela CNN Brasil.

Loubet que é coordenador da bancada de MS, afirma que não houve omissão do governo.  “Se houve omissão, com certeza ela não teve o aval do governo. Essa omissão existiu por parte de quem quer proteger os agentes bolsonaristas do GSI, que foram coniventes com a depredação do Palácio do Planalto, o que é muito grave e precisa de punição”, disse.

Sobre o pedido de CPMI, o petista pontua que a base entende que o Congresso Nacional deveria continuar concentrado em votar e aprovar as pautas e projetos que o Brasil precisa para voltar a crescer, enquanto que a investigação seguiria sob os cuidados das autoridades competentes, como PF, MPF e Ministério da Justiça. Porém, diz que o PT está pronto para desmistificar as narrativas dos bolsonaristas.

“Se a CPMI for instalada, o PT vai indicar seus nomes e vai participar. Da nossa parte não tem nenhum receio de investigar a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro, até porque já está comprovado que as invasões e depredações do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto foram organizadas e executadas por grupos bolsonaristas. E tenho certeza que o resultado final da CPMI vai reforçar essa comprovação.

Sobre a polêmica, o deputado Geraldo Resende (PSDB) que não assinou o pedido de CPMI, afirma que a comissão será usada como palco político, apenas.

“Continuo com a mesma opinião. Já há instituições que gozam do respeito da sociedade investigando os atos golpistas e infames do dia 8 de janeiro. CPI proposta pelo mesmo espectro político dos vândalos com certeza não é para buscar a verdade. As imagens do ministro do GSI mostram a incompetência em proteger o Palácio do Planalto. Apenas isso.

Quero trabalhar no arcabouço fiscal, na reforma tributária, no PLN do piso salarial dos enfermeiros, no déficit habitacional rural e indígena. Deixo essa CPMI para quem está com a pauta vazia.”

Oposição 

Dr. Luiz Ovando (PP) defende os manifestantes e atribui a culpa da depredação a supostos infiltrados. Ele diz que as imagens de G.Dias são provas contra o governo. “Prenderam muitas pessoas, pessoas idosas, outras até certo ponto inválidas, afirmando que essas pessoas ameaçavam a democracia. Quem procedeu abrindo as portas do palácio é que verdadeiramente compromete a democracia”. Para o deputado Dr. Luiz Ovando “isso não tem outra pena a não ser cadeia e nós defendemos que elas têm que responder pelos seus atos e isso vai acontecer através da CPMI”.

Os deputados Rodolfo Nogueira (PL) e Marcos Pollon (PL), prometem atuar obstruindo as pautas, enquanto o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD- -MG), não fizer a leitura do pedido de investigação. 

Rodolfo Nogueira assinou um documento do PL pedindo a prisão de G.Dias na semana passada e justificou que a ação é necessária para garantir a responsabilização de autoridades que falharam em suas funções, importância de investigar a conduta de G. Dias e apurar se houve negligência ou omissão por parte dele. Até o momento, não houve pronunciamento da PGR sobre o pedido de prisão do general Marco Edson Gonçalves Dias.

O Congresso Nacional se reúne na quarta-feira (26), ao meio-dia, para analisar sobre a leitura do requerimento que pede a instalação da CPMI. Marcada para o meio-dia, esta será a primeira sessão conjunta para votação de proposições neste ano.

Assinaram o pedido de CPMI: senadora Tereza Cristina (PP), Nelsinho Trad (PSD), deputado Dr. Ovando (PP), deputado Marcos Pollon (PL), deputado Rodolfo Nogueira (PL). 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias