Durante o segundo bloco do Debate TV Morena, na noite desta quinta-feira (27), o candidato Capitão Contar, do PRTB, admitiu não ter proposta para energia limpa no MS.
O tema foi imposto pela produção do debate e a pergunta foi feita por Eduardo Riedel. Sem ter o que responder, Contar citou programas de sucesso da gestão Reinaldo Azambuja e até parabenizou o secretário de Meio Ambiente e Produção, Jaime Verruck.
''Vou dar continuidade às ações do governo'', confessou Contar. Ele chegou a responder 'não tenho não', quando questionado se já tinha um plano pronto para o carbono 0.
Já Riedel, citou diversos programas implantados, no período que foi secretário de Azambuja. O tucano respondeu que MS tem uma meta de zerar as emissões de carbono, 20 anos antes da meta brasileira, que é em 2050.
Outro ponto destacado por Riedel, foi a iniciativa para recuperar pastagens degradadas e em degradação, que hoje somam cerca de 10 milhões de hectares.
''Programas do governo Azambuja liberam 300 milhões de reais para o produtor, voltados para a agricultura e o Programa Novilho Precoce'', disse Eduardo. Ele destacou que vai dar continuidade a programas que devolvem R$ 26 milhões ao produtor que promovem práticas agropecuárias eficientes e com menores danos ao meio ambiente.
''Essa é a solução e também vamos chamar o mercado para discutir o crédito de carbono'', disse o peessedebista.
Ao complementar a resposta, Riedel disse que firmou parceria para que todos os prédios públicos do Estado utilizem energia solar.
Neste bloco, os candidatos também falaram sobre violência sexual contra a mulher, segurança pública e crescimento do MS no últimos anos, mesmo diante da crise financeira. O tema capacitaçao profissional, sobretudo para as mulheres terem independência financeira, também veio á tona.