No quinto bloco do debate TopMídiaNews/SBT-MS, os candidatos ao governo do Estado finalizaram as participações com suas considerações finais de 30 segundos.
O indígena Magno Souza (PCO) mais uma vez falou sobre a situação dos povos originários e pediu voto.
“Pelo fim do vestibular e ingresso para toda a população. Vote num indígena que mora numa área de conflito e que mora em uma área de ocupação. Somos atacados pelo governador. Eu vou mandar jogar alimentos com esses helicópteros que sobrevoam nossas aldeias.”
Magno aproveitou todo o tempo de debate para esmiuçar a situação dos povos indígenas, e demandas da população. Magno representa os indígenas e, em todas as perguntas, inseriu informações sobre as dificuldades dos povos originários. Desde falta de alimentos, água potável, à demarcação de terras.
O candidato é extremamente crítico às forças de segurança pública do Estado, e sempre revela sobre a violência que os indígenas são tratados pelos servidores. Ele chega a ser o dedo na ferida de candidatos que já estiveram no governo e pouco fizeram para melhorar a situação dos povos e faz questão de dizer sobre o sofrimento dessas pessoas.
Horário do Povo
O debate TopMídiaNews/SBT-MS está sendo realizado hoje, dia 26 de setembro, em horário que o trabalhador consegue acompanhar. O evento será transmitido no site e Facebook do TopMídiaNews, e no canal aberto do SBT e da TVE.
Todos os oito candidatos ao Governo participaram da reunião que definiu as regras do debate e assinaram documento comprovando o convite e confirmando a ida ao evento.
DEBATE
O Debate TopMídiaNews/SBT-MS tem link direto com o Portal Metrópoles, de Brasília, um dos jornais mais lidos do Brasil. Metrópoles e TopMídiaNews são parceiros jornalísticos.
O debate foi dividido em cinco blocos, conforme já apresentado e aceito pelas representações oficiais dos oito candidatos ao Governo.
No primeiro bloco, foram apresentadas as regras do debate. Os participantes também puderam se apresentar, com tempo igual para todos.
Do segundo ao quarto bloco, foram reservados para o confronto direto entre os candidatos. A ordem de quem pergunta foi sorteada ao vivo a cada novo bloco, e cada um pode escolher um adversário para a resposta, com réplica e tréplica. Nenhum deles pode ser escolhido mais de uma vez a cada bloco.
Ao final, cada candidato poderá fazer suas considerações finais no quinto e último bloco. A ordem será a inversa das apresentações no começo do programa. O tempo total será de 2 horas de evento.