No segundo bloco do debate TopMídiaNews/SBT-MS, o candidato Marquinhos Trad (PSD) comentou ao candidato Magno de Souza (PCO) sobre as dificuldades dos povos indígenas, e disse que vai criar a Polícia Militar Indígena.
O comentário foi: "Estive visitando algumas aldeias. Fiquei perplexo, não é apenas a falta de água. É a distância entre os governos durante 16 anos".
Em resposta, o candidato Magno disse que os jovens indígenas não têm espaço para exercer a liberdade.
“Todos acham que o índio não é capaz. Mas se eu me eleger, vou tirar os indígenas do sofrimento. Quero acabar com a segurança do PM e armar a população para que não sofra mais ataques. Tomamos água de barro. O governo é uma vergonha, que ao invés de ajudar, manda helicóptero e armas para nos matar.”
Na réplica, Marquinhos comentou que deseja levar médicos, assistência e segurança para as aldeias.
“É necessário um plano de emergência e assistência aos povos originários. Vamos criar a polícia militar indígena, que vai ser composta por essas etnias, com respeito e segurança e não com guerra contra ninguém.”
Na tréplica, Magno disse que o voto não deve ser vendido e orientou as etnias a não se venderem.
Horário do Povo
O debate TopMídiaNews/SBT-MS está sendo realizado hoje, dia 26 de setembro, em horário que o trabalhador consegue acompanhar. O evento será transmitido no site e Facebook do TopMídiaNews, e no canal aberto do SBT e da TVE.
Todos os oito candidatos ao Governo participaram da reunião que definiu as regras do debate e assinaram documento comprovando o convite e confirmando a ida ao evento.
DEBATE
O Debate TopMídiaNews/SBT-MS tem link direto com o Portal Metrópoles, de Brasília, um dos jornais mais lidos do Brasil. Metrópoles e TopMídiaNews são parceiros jornalísticos.
O debate foi dividido em cinco blocos, conforme já apresentado e aceito pelas representações oficiais dos oito candidatos ao Governo.
No primeiro bloco, foram apresentadas as regras do debate. Os participantes também puderam se apresentar, com tempo igual para todos.
Do segundo ao quarto bloco, foram reservados para o confronto direto entre os candidatos. A ordem de quem pergunta foi sorteada ao vivo a cada novo bloco, e cada um pode escolher um adversário para a resposta, com réplica e tréplica. Nenhum deles pode ser escolhido mais de uma vez a cada bloco.
Ao final, cada candidato poderá fazer suas considerações finais no quinto e último bloco. A ordem será a inversa das apresentações no começo do programa. O tempo total será de 2 horas de evento.