A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

09/12/2019 15:46

A+ A-

Com relatório de Rose, mudanças no Enem serão votadas nesta terça

Enem Digital será aplicado como projeto piloto em 2020 em 15 capitais

A deputada federal Rose Modesto (PSDB), relatora do Enem em levantamento da Comissão Externa do MEC (Ministério da Educação), auxiliou os demais deputados a mapear as ações do Ministério este ano e a preparar para aplicação das provas em 2020.

A parlamentar elaborou um relatório prévio, onde destaca a importância dos professores no treinamento de alunos e preparação para prova, e também sobre a importância dos profissionais envolvidos na aplicação do Enem. 

Rose vem se destacando na Comissão da Educação, da Câmara Federal, pelo conhecimento na área. Ela afirmou que o MEC foi ouvido e que algumas fases do Enem já foram superadas, tendo a expectativa de que problemas simples não se repetirão o ano que vem. 

A princípio haverá mudanças no treinamento aos aplicadores da prova e qualificação de professores. “Em algumas questões nós avançamos. Temos de avançar na questão da transparência, acessibilidade e qualificação dos professores; também treinamento dos profissionais que aplicarem a prova, se assim fizermos teremos um grande Enem em 2020”, disse a deputada. 

Entre as recomendações da deputada estão: a ampliação da acessibilidade do Enem, com provas em braile, por exemplo; compatibilizar o Enem Digital às necessidades de acessibilidade, qualificar o atendimento especializado, adequar o Enem ao novo Ensino Médio, aplicar a prova em duas etapas, revisar o modelo piloto do Enem Digital e inserir treinamentos para a realização da prova.

Ainda não há confirmação sobre outras alterações, além da votação do relatório final que ocorre nesta terça-feira (10), às 9h, no Plenário 11 da Câmara Federal.

Enem Digital

O Enem Digital será aplicado como projeto piloto em 2020 em 15 capitais e a previsão é chegar em todo o país em 2026. Entre as alegações do MEC estão a diminuição de custos e complexidade, tendo a possibilidade de utilizar vídeos e fotografias nas provas. Dentre os questionamentos dos deputados para a inovação estão sobre os sistemas de proteção terão de ser robustos para não haver fraudes e acessibilidade.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias