Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Política

Deputada apresenta emenda para que 13º do Bolsa Família seja pago todos os anos

Medida do presidente só garante abono para este ano

26 outubro 2019 - 15h15Por Nathalia Pelzl

A deputada federal Rose Modesto (PSDB) defende que os beneficiários do Programa Bolsa Família passem a receber de forma permanente o 13º salário nos próximos anos.

Ela comentou sobre emenda entregue como forma de complemento à Medida Provisória desse ano, para que o pagamento anual seja concretizado. 

Rose acredita que essa seria uma bonificação semelhante ao que os aposentados recebem no final do ano.

“Para que o 13º do Bolsa Família continue a ser pago nos próximos anos, apresentamos a Emenda 33 à Medida Provisória nº 898/2019, que criou este benefício só para este ano. Este abono natalino tem similaridade com a gratificação natalina, que é paga a aposentados”.

A deputada destaca que isso pode contribuir para que os beneficiários tenham mais dignidade.

“Ao tornar este abono permanente, criamos a possibilidade de aumentar a transferência de recursos às famílias beneficiárias do Bolsa Família, permitindo uma efetiva inserção social delas. Temos de assegurar dignidade às famílias de menor renda”.

13º Bolsa Família

A Medida Provisória foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na primeira quinzena do mês de outubro. Na ocasião, Bolsonaro disse que o valor seria igual ao salário recebido pelo beneficiário.

Incialmente, apesar do presidente declarar que seria pago todos os anos, não estava previsto na medida.

O programa atende pessoas em situação de extrema pobreza.