O deputado estadual Lucas de Lima (PDT) cometeu uma infração de trânsito enquanto participava da sessão legislativa desta terça-feira (20), em Mato Grosso do Sul. Ele dirigia olhando ao celular para acompanhar a votação de um decreto que concede honrarias a pessoas ilustres.
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir e mexer no celular é considerado infração gravíssima. São 7 pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 293,47.
As sessões legislativas, que começaram virtuais durante a pandemia da covid-19, hoje funcionam no formato híbrido - presencial e on-line. Com isso, muitos deputados criaram o hábito de participar das votações enquanto viajam pelo interior, seja em campanha ou em cumprimento de outras atividades.
Na mesma sessão, por exemplo, Marçal Filho (PP) também estava no carro, porém no banco de passageiros.
A mudança nas regras já oportunizaram outros escândalos durante as sessões. O deputado João Henrique Catan (PL) chegou a atirar em um alvo após aprovação de projeto favorável aos colecionadores de arma. Na ocasião, ele estava em uma fazenda com um estande preparado para a demonstração.
A reportagem pediu posicionamento de Lucas de Lima, que será inserido assim que houver retorno.
Sessão ALMS pic.twitter.com/jLru4o3u9k
— TopMídia News (@topmidianews) September 20, 2022