Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Política

Deputado quer Internet para a Reserva Indígena de Dourados

11 dezembro 2015 - 14h14Por Dourados News

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) esteve em audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, para solicitar recursos de R$ 4,5 milhões na aplicação no Programa Inclusão Digital. O objetivo é levar internet gratuita e equipamentos de informática à população indígena das aldeias Jaguapiru e Bororó em Dourados.


“O que nós queremos é democratizar o acesso à rede mundial de computadores também nas aldeias, sem a necessidade dos índios caminharem até a zona urbana para conseguir sinal de internet, seja através do computador ou pelo smartphone”, disse Geraldo Resende.

O Programa Inclusão Digital é uma porta de entrada para a comunidade indígena ter condições de acesso à internet para realizar pesquisa, estudos acadêmicos e, assim, criar oportunidades para ingressarem no mercado de trabalho e nas universidades. Em Dourados, mais de 13 mil índios vivem na reserva mais populosa do País, em uma área de apenas de 3,6 mil hectares.


“Democratizar o acesso à internet é uma forma também de diminuir a crescente violência que tem envolvido os índios, seja na zona urbana ou na própria reserva. O objetivo é também oferecer uma oportunidade para resgatar, sobretudo, o indígena que está mergulhado no vício do álcool, nas drogas e em outros males que destroem a sociedade e uma aldeia inteira”, concluiu Geraldo Resende.


O ministro Celso Pansera se comprometeu em analisar com atenção a proposta do deputado e não descartou a possibilidade de o governo federal destinar recursos para atender o pleito do parlamentar.