Os deputados Fábio Trad (PSD) e Beto Pereira (PSDB) participam da audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Câmara nesta quarta-feira (30). O debate ocorre devido à abertura de consulta pública da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para mudar as regras para geração e distribuição de energia solar.
O tema do requerimento da discussão é sobre ‘Produção de energia solar fotovoltaica e geração distribuída’. Representantes da Aneel compareceram na audiência e conversam com deputados.
Trad disse que é contra a taxação e acompanha a discussão com muita atenção.
“Absurdo 63% de taxação de energia solar e nós somos contrários. Os técnicos falam muito difícil e é um assunto muito complexo, a audiência exige muita concentração”, esclarece o deputado Fábio Trad.
Beto Pereira, que também é contra a taxação, fez duras críticas à Agência e disse a Aneel não levou em consideração o que os parlamentares falaram anteriormente e só prevaleceu a metodologia.
“A consulta pública não é pra cumprir uma formalidade. Nada que falamos em debate é acrescido. Hoje, eu vejo que vocês, como diz no meu Estado, MS, estão meio com a ‘carne quebrada’, hoje, a voracidade do governo e da Aneel está diminuída, mas precisou do Congresso e a sociedade intervir”.