Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa homenageará 17 personalidades sul-mato-grossenses que se destacaram por serviços prestados à comunidade com o troféu Celina Jallad. A solenidade será realizada na próxima terça-feira (10), a partir das 9h, no Plenário Júlio Maia.
A sessão será comandada pelas deputadas Mara Caseiro (PT do B), Antonieta Amorim (PMDB) e Grazielle Machado (PR). “As homenageadas são mulheres que transformam nossa sociedade, que atuam de maneira decisiva para que nosso Estado seja cada vez mais justo e mais humano”, explica Mara.
De acordo com a assessoria da Casa de Leis, o troféu foi instituído pela Resolução 03/2011 e leva o nome da ex-deputada Celina Jallad, que esteve no cargo de 1995 a 2010. Filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e Nelly Martins, faleceu em fevereiro de 2011, quando ocupava o cargo de conselheira no TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) - a primeira mulher a ocupar o posto.
Na ocasião, o desembargado Ruy Celso Florence realizará uma palestra sobre o combate à violência contra as mulheres, abrindo espaço para o debate sobre a representatividade da mulher na sociedade. As discussões terão a participação da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Heloísa Castro Berro.
Na mesma data, ocorrerá a solenidade de posse de duas novas diretorias da Feumams (Federação Estadual das Uniões de Associações de Moradores e Cidades Afins de MS) que vão responder pela Secretaria Estadual dos Movimentos Sociais e Comunitários, Direitos, Defesas e Fomentos das Pequenas e Microempresas. E pela Secretaria Estadual de Humanização Social e Comunitária dos Pacientes da Saúde e dos Pacientes de Oncologia.