A desembargadora sul-mato-grossense Jaceguara Dantas da Silva foi oficialmente nomeada pelo presidente da república Luís Inácio Lula da Silva para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela deve ocupar seu lugar a partir do dia 1° de fevereiro de 2026.
Jaceguara é formada em Direito, com mestrado e doutorado na área. Sua carreira começou no Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em 1992, atuando como promotora. Em 2015, foi promovida a procuradora de justiça, cargo que ocupou até 2022. Durante esse período, também foi diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público de MS e membro do Conselho Superior do Ministério Público. No mesmo ano, foi nomeada desembargadora do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).
A vaga destinada a desembargadores de Tribunal de Justiça foi proposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e o ofício de indicação foi feito pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Durante a análise, a senadora destacou a “sólida e diversificada trajetória no Poder Judiciário” da indicada, ressaltando sua profunda compreensão das realidades jurídicas e sociais.
Antes de ser aprovada pelo Plenário, Jaceguara passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde sua indicação recebeu 53 votos favoráveis e 6 contrários.
Ela comemorou a nomeação oficial nas redes sociais dizendo: “Agora, formalmente, Conselheira do CNJ. Agradeço todo o apoio recebido. Seguirei com a pauta de Direitos Humanos que sempre norteou minha trajetória, em especial o combate ao racismo e à violência contra a mulher.”







