O ex-presidente Lula, do PT, lidera pesquisa de intenções de voto para presidência da República, com 41,7%, conforme o Paraná Pesquisas divulgou nesta quarta-feira (24). No entanto, a diferença para Jair Bolsonaro, do PL, caiu cerca de cinco pontos, tendo o atual presidente 37% das intenções de voto.
Conforme o R7, os números se referem à pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita o nome dos concorrentes à presidência e pergunta ao eleitor qual nome ele prefere. Em terceiro lugar aparece
Ciro Gomes, do PDT, com 7,3%, seguido de Simone Tebet, do MDB, com 2,7%. Pablo Marçal, do PROS, tem 0,4% e Vera Lúcia, do PSTU, 0,2%.
Eymael, do Democracia Cristã, Felipe D'Ávila, do Novo, Léo Péricles, do União Popular, Roberto Jefferson, do PTB, Sofia Manzano, do PCB e Soraya Thronicke, do União Brasi, foram citados por 0,1% dos entrevistados.
Em abril, segue o R7, a diferença entre Lula e Bolsonaro, na primeira pesquisa do Instituto, mostrava diferença de 7,3 pontos. À época, o petista tinha 40% e Bolsonaro, 32,7%.
Só os dois
O Paraná Pesquisas também fez uma pesquisa estimulada, mas só apresentando Lula e Bolsonaro ao eleitor. Neste caso, Lula tem 47,8% das intenções e Bolsonaro 40,4%. Os que não souberam ou não quiseram responder somaram 4,4%, e brancos e nulos foram 7,4%.
O R7 mostrou ainda que a pesquisa também avaliou a preferência dos dois candidatos nos quesitos ''gênero'', ''faixa etária'', ''escolaridade'' e ''região''. Lula é favorito entre as mulheres (51,4%), e Bolsonaro entre os homens (47,1%). Bolsonaro vence entre os eleitores com ensino superior, com 45,7% da preferência, contra 41,7% de Lula. Pessoas com ensino fundamental preferem o petista, com 52,1% das intenções de voto; 35% disseram que votariam em Bolsonaro. Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, a maioria dos entrevistados respondeu que ainda não sabe em quem votar: 33,3% dos eleitores. Outros 30% disse votar em Lula e 26,5% em Bolsonaro. Ciro tem 2,7% das intenções de voto e Tebet, 1%.
O levantamento ouviu 2.020 eleitores com 16 anos ou mais nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 19 e 23 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-03138/2022.