terça, 13 de janeiro de 2026

Busca

terça, 13 de janeiro de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

30/06/2015 08:08

Edil anuncia aposentadoria e 25 vereadores tentam reeleição em 2016

De olho nas eleições municipais de 2016, os vereadores da Câmara Municipal se articulam para garantir uma vaga na próxima legislatura. Levantamento realizado pelo portal TopMídia News constatou que 25 dos 29 parlamentares da Capital pretendem disputar a reeleição. Dois miram a prefeitura de Campo Grande, um está indeciso e outro - Edil Albuquerque - deve encerrar as atividades no parlamento.

O único vereador a declarar abertamente que não quer a reeleição é Edil Albuquerque, do PMDB e mais forte defensor do prefeito Gilmar Olarte, na Casa de Leis. Ele confirmou que vai se aposentar do legislativo.

Entre os parlamentares que já manifestaram interesse em disputar a reeleição estão Gilmar da Cruz, do PRB. "Eu sou candidato a reeleição. O partido que eleger representantes municipais em todos os municípios. Portanto, o PRB tem esta missão de aumentar três vezes o número de vereadores em Campo Grande. Atualmente, nós contamos com dois, eu e o Betinho, que possivelmente deve ser candidato".

Paulo Pedra, do PDT, também já se manifestou e deve ser candidato nas próximas eleições. "Claro que a gente ainda depende das nossas convenções. Mas o PDT tem interesse em uma candidatura própria. Mas nós vamos esperar e decidir isso em conjunto".

Já outra vereadora que entra na lista é Luiza Ribeiro, do PPS. "Nós vamos nos reunir com o diretório municipal para a gente discutir as primeiras ideias sobre as eleições de 2016. Eu sou candidata a reeleição, mas vamos aguardar".

Airton Saraiva, do DEM, aposta na experiência de 16 anos como parlamentar para voltar na próxima legislatura. "Devido a minha experiência acredito que tenho chances. Mas só me candidato se o partido quiser. Creio que eu já sou um candidato natural. Nós vamos trabalhar a possível candidatura do deputado federal Luis Henrique Mandetta a prefeitura de Campo Grande. Mas tudo ainda depende da convenção do partido".

Carlão, do PSB, também é outro parlamentar que vai seguir os passos do colega democrata. "Sou candidato e também vou trabalhar para tentar eleger a deputada federal Tereza Cristina, nós sabemos que ela tem chances de conquistar a prefeitura e nós queremos fechar com um partido grande. Quem sabe com o PMDB, tendo o presidente Mario Cesar, como vice dela".

Atualmente no Partido Progressista, o vereador Waldeci Chocolate já afirmou que tem a intenção em se candidatar. No entanto, embora esteja no PP por força de liminar judicial, vereador tem até este ano para mudar de partido. "Eu recebi vários convites para me filiar, mas por enquanto, estou analisando as propostas. Tenho até setembro para me decidir". Cazuza é outro parlamentar que já afirmou ser candidato natural pelo partido.

João Rocha, do PSDB, aposta na força do governardor Reinaldo Azambuja e da vice, Rose Modesto, para ampliar o número de parlamentares na Câmara. Já José Chadid, sem partido, também é outro candidato natural, porém, revelou tem até o dia 5 de outubro para decidir qual partido deve migrar.

Bancadas

O PMDB é o partido que atualmente possuiu a maior bancada dentro da Câmara Municipal. Segundo o líder da bancada na Casa de Leis, Vanderlei Cabeludo, o partido tem feito reuniões, mas nada ainda foi definido. "Eu tenho consciência que tenho feito um bom trabalho e devo me candidatar, assim como a maioria dos demais colegas. Mais isso, a gente tem que ver com calma", afirmou. Paulo Siufi, Loester Nunes também devem concorrer às próximas eleições.

O atual presidente da Câmara, Mario Cesar, já declarou que pretende disputar a prefeitura de Campo Grande. "Eu já coloquei o meu nome a disposição e dependo do André Puccinelli aceitar". Já Edil Albuquerque, que exerce a função de líder de Gilmar Olarte, do PP, anunciou que não sairá candidato a reeleição. "Nós temos que abrir o espaço para as novas caras", comentou.

A bancada petista também já anunciou que terão candidatos. Marcos Alex, Thais Helena e Ayrton Araújo deverão disputar a reeleição. Thais e Alex declararam apoio a candidatura do deputado federal Zeca do PT à prefeitura da Capital por ter musculatura política para concorrer ao cargo.

Chiquinhos Telles, do PSD, preferiu afirmar que vai esperar uma posição do partido, mas que naturalmente, ao lado dos colegas, Coringa e Delei Pinheiro, é candidato natural a reeleição. Delei ainda afirmou que é ligado a Marquinhos Trad e depende de uma posição dele sair candidato. "Não descarto  a possibilidade de migrar junto com ele na janela eleitoral".  

Por fim, há o PT do B, que também almeja uma candidatura própria. Os três parlamentares podem ser candidatos naturais a reeleição. Otávio Trad já disse que está bem dentro do partido e será candidato a reeleição.  Flávio Cesar está entre os que pretendem disputar a prefeitura de Campo Grande, ao lados dos deputados Marcio Fernandes e Mara Caseiro. Eduardo Romero afirmou que no momento, o foco é Campo Grande e se lá na frente o partido entender que deva sair candidato, saíra. Mas no momento a resposta é não. 

Até o fechamento, a reportagem não conseguiu falar com Magalli Picarelli, Carla Stephanini e Coringa.  

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias