A ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet (MDB), foi a ministra do Governo Lula que mais perdeu seguidores no Instagram, nos últimos 17 meses. Quase 100 mil pessoas deixaram de acompanhar a sul-mato-grossense na rede.
Conforme o Poder 360, os dados são da Nexus, que monitorou a rede social dos ministros de Lula de 9 de janeiro de 2024 a 15 de julho deste ano. Simone tem 1,4 milhão de seguidores na rede da Meta e com isso sustenta o título de segunda mais popular entre os colegas de Esplanada.
No entanto, diz o levantamento, a ex-prefeita de Três Lagoas e ex-senadora amargou saída de 98.650 internautas do perfil dela, neste caso deixando-a como ''campeã'' em perda de público entre os ocupantes desse cargo.
Campeã
Ainda segundo a medição, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) foi a gestora que mais ganhou seguidores no período citado: 298 mil pessoas passaram a acompanhá-la no Insta. No total, a ex-senadora e ativista ambiental contabiliza 1 milhão de seguidores.
Marina, segue o site, é 4ª ministra mais seguida na rede social da Meta. Está atrás de Fernando Haddad (Fazenda), com 2,3 milhões; Simone Tebet (Planejamento), com 1,4 milhão; e Camilo Santana (Educação), com 1,3 milhão.

Simone foi vaiada em Três Lagoas, terra natal (Foto: Reproduçaõ redes sociais)
Vaias
Tebet, segundo alguns jornais de âmbito nacional, contabiliza derrotas no Ministério do Orçamento e Planejamento. A pasta sofreu uma debandada de técnicos considerados de alto nível em razão de projetos e pareceres serem ignorados ou vetados pela ala política do Planalto. A própria ministra sofre apequenamento por parte do governo.
Simone foi vaiada por moradores de Três Lagoas, em junho deste ano, durante celebração do aniversário da cidade, berço político dela e do falecido pai, ex-senador Ramez Tebet. Ela é uma das cotadas pelo MDB a disputar uma vaga ao Senado, não por MS, onde está em baixa e sim por São Paulo.







