O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança das pesquisas para a Presidência da República, pelo menos isso é o que aponta a pesquisa Datafolha divulgado nesta sexta-feira (1°). O petista aparece com 43% das inteções de votos, contra 30% do presidente Jair Bolsonaro.
Em relação ao total do país, segundo a pesquisa, Lula tem menos eleitores em São Paulo. o ex-presidente marcou 47% das intenções de voto na pesquisa nacional da semana passada. O cenário para Bolsonaro se altera menos: ele teve 28% no levantamento que abrange todo o Brasil.
O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores de terça (28) a quinta-feira (30). Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa, contratada pela Folha, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-02523/2022 e BR-01822/2022.
Ciro Gomes (PDT) continua na terceira colocação entre os paulistas e soma 8% no cenário nacional. Já a senadora Simone Tebet (MDB), que marcou 1% na pesquisa nacional, vai a 3% em São Paulo, mas dentro do limite da margem de erro.
A pesquisa aponta também, que entre os paulistas. André Janones (Avante) tem 2%, seguido de Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros) e Felipe d'Avila (Novo) com 1% cada. Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
O estado de São Paulo é o principal colégio eleitoral do país, com 33,1 milhões de eleitores, o que representa 21,7% do eleitorado nacional (de 152,3 milhões).