A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, do MDB, defendeu indenização a produtores rurais, que estão em áreas questionadas por indígenas no Mato Grosso do Sul. Tebet crê que essa seria a solução ideal para resolver os conflitos.
A sul-mato-grossense se encontrou com o governador Eduardo Riedel nesta segunda-feira (15). O pensamento dela é o mesmo que o gestor estadual.
''A saída é a indenização prévia, justa e em dinheiro'', afirmou Tebet à imprensa. A ministra detalhou que no Senado foi aprovada uma PEC sobre o assunto, que inclusive ela garante que ajudou a aprovar.
''Ela está parada na Câmara há quatro anos. Temos que retomar a PEC e melhorá-la e garantir a aprovação. Isso é um pleito que veio do governador'', disse a sul-mato-grossense.
Simone seguiu na reflexão sobre o assunto e destacou que a questão fundiária é importante, relevante e necessária.
''Tem que ter responsabilidade, mas tem que ter vontade política e nós temos essas duas coisas'', observou a ex-senadora por MS.
Riedel
Em entrevista exclusiva ao TopMídiaNews, no dia 25 de abril, o governador do MS apontou o mesmo caminho da ministra para por fim ao conflito entre produtores rurais e indígenas no Estado.
Na ocasião, o gestor apontou que a compra de áreas faz parte da busca pela paz.
''... nosso diálogo com o atual governo federal contempla isso. Nós estamos mobilizando indígenas e produtores nesse sentido, para que isso ocorra'', refletiu o governador na entrevista.