Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Política

Encontro de Moro com presidente do Paraguai não tem data, diz assessoria

Ministro se encontraria com presidente paraguaio para traçar metas de combate ao tráfico de drogas

04 junho 2019 - 11h16Por Rodson Willyams

O ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro não tem data prevista para se encontrar com o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério da Justiça.

Moro e Abdo iriam se encontrar nesta terça-feira (4), na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, mas devido ao mau tempo, o ministro não conseguiu pousar em Ponta Porã, cidade distante 334 km de Campo Grande.

Na ocasião, o encontro aconteceria na sede da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), onde seria discutida a Operação Nova Aliança, projeto criado entre os países que prevê o combate ao tráfico de drogas e armas.

Segundo informações da Senad do governo paraguaio, a Operação Nova Aliança tem como objetivo reunir  esforços do Paraguai e do Brasil na responsabilidade compartilhada contra a produção e tráfico de maconha na região, o que também aumenta o interesse da Argentina em cumprir as ações operacionais para a eliminação de cultivos ilícitos, uma fonte primária de financiamento criminal. 

O governo paraguaio chegou a informou que a Senad e a Polícia Federal do Brasil construíram, ao longo de décadas, uma linha consolidada de integração que relatou o estouro de poderosos esquemas de tráfico com alcance transnacional.

Esta modalidade de intervenção irá permitir ampliar a capacidade cooperativa e os resultados no campo. Além disso, permite uma economia de recursos para o estado paraguaio.