A estabilidade no serviço público é, desde sempre, o grande diferencial ao se escolher uma carreira profissional e organizar o certame movimenta uma soma considerável de dinheiro desde a banca organizadora até vendedores ambulantes, que marcam presença nos locais de prova, passando por cursinhos preparatórios e editoras que produzem material especializado.
Mas nem tudo são flores no universo do funcionalismo público, críticos do sistema afirmam que a busca incessante do sucesso profissional na área prejudica a concorrência com o serviço privado, aumenta os gastos do governo e cria uma classe privilegiada e intocada pelas 'garras' da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
A polêmica está lançada e o TopMídiaNews quer saber: você acha que servidores públicos deveriam estar sujeitos a demissão? Para 58% dos votantes, o servidor público deve sim estar sujeito à demissão tal qual o funcionário celetista, já para 42% dos participantes os trabalhadores do serviço público não devem estar sujeitos à demissão da mesma forma que os demais e têm direito à estabilidade.
Os números
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de servidores públicos do país nas três esferas de governo em 2016 era de 11,492 milhões, diferença superior aos 6,264 milhões em 1995. O dado não leva em conta trabalhadores de empresas estatais.
Críticas
O Projeto de Lei do Senado 116/2017 ganhou fôlego com a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência da República, se aprovado fica regulamentada a demissão de servidores públicos concursados e estáveis por insuficiência de desempenho no trabalho.
"A razão de existir do Estado é a prestação de serviços para a população" diz o Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, e isso ainda de acordo com o defensor do PLS só acontece "se tiver um sistema de gestão de desempenho eficiente, justo, sólido, que mostre para as pessoas onde elas precisam se aprimorar, que reconheça os servidores de excelência e responsabilize aqueles que não têm o mesmo comprometimento".
Enquete
A enquete ficou no ar durante uma semana e representa a opinião dos leitores.