PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

25/10/2020 13:30

A+ A-

Home care, novo hospital e vacina da covid são propostas para melhorar saúde da Capital

Candidatos à Prefeitura tem no plano de governo desde construção de hospital municipal a implementação de terceiro turno em postos de saúde

Hoje os candidatos à Prefeitura comentaram sobre o que vão fazer para suprir as demandas da saúde em Campo Grande. Diminuir as filas e acelerar exames é um desafio. Candidatos apresentaram lista grande para resolver os problemas. 

Equipes em casa e escolas

Dagoberto Nogueira (PDT) disse que vai desenvolver um programa para atendimento familiar com uma equipe multiprofissional de casa em casa a cada dois meses e nas escolas.

 “Quero fortalecer a Atenção Primária de Saúde (APS), com foco na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF). Também vamos ter uma vez por semana um médico pediatra e um oftalmologista que vão passar por todas as escolas municipais fazendo consultas preventivas com nossos alunos. Será o programa Medicina de Atendimento Escolar (MAE). Também vou criar o Hospital Municipal Pediátrico e Geriátrico, que vai atender principalmente crianças e idosos.  Outra questão que estou planejando é criar uma delegacia para tratar dos problemas relacionados aos idosos e fazer outros centros de convivência de idosos e ampliar o atendimento domiciliar. Vou melhorar a estruturação física das UBSs, das UBSFs, das UPAs, dos CAPS, dos CRSs das viaturas do SAMU e implantar socorro aéreo. É preciso investimento em aparelhos de exames laboratoriais (testes e reagentes) e de imagem (tomógrafos, RX 3D, ressonância, tomógrafos, aparelhos de radioterapia) para diminuir as filas e a demanda reprimida”. 

Concurso e vacina da Covid-19

Cris Duarte (Psol) afirma que a prioridade na gestão é chamar via concurso mais profissionais. “Inclusive médicos especialistas, analisando a demanda de cada região da cidade. Valorizando os servidores, equipando as unidades de saúde, não deixando faltar medicamentos e insumos. E implantaremos o adicional de insalubridade aos trabalhadores da saúde. Para a alta complexidade vamos nos planejar para a construção do hospital municipal. Também buscaremos com urgência a possibilidade da  vacinação da Covid na cidade”.

Processo seletivo e construção de hospital municipal

Marcio Fernandes (MDB) disse que vai fazer abertura de processo seletivo para contratação e concessão de bolsas de pós-graduação para médicos e todos os demais profissionais das equipes de saúde, mediante assinatura de convênio com Instituição de Ensino Superior. Poderão participar do processo tanto os servidores efetivos como demais candidatos interessados; Ele também citou a elaboração do projeto para construção do Hospital Municipal de Campo Grande, com capacidade para 100 leitos, e encaminhamento para nanciamento pelo Ministério da Saúde; • Reabertura do Hospital da Mulher nas Moreninhas; • Construção de 2 UPAs - Aero Rancho e Nova Lima; • Adequação das Unidades de Urgência e Emergência para recebimento de custeio do SUS;

Aplicativo Saúde Já

Vinícius Siqueira (PSL) disse que vai usar tecnologia e aplicativo. “Implementaremos o Aplicativo "Saúde Já" para que os exames e consultas sejam marcados de forma mais rápida e eficiente. Formaremos parcerias com laboratórios de exames nos contra-turnos para reduzir a fila de espera”.

Construção de mais unidades e modernização

Marquinhos Trad (PSD) disse que vai facilitar ainda mais o acesso do campo-grandense aos serviços de saúde e construir mais unidades. 

“O investimento em tecnologia, aliado a construção de novas unidades de saúde, garantirão um melhor serviço à população. Vamos investir na modernização dos equipamentos de informática nas unidades de saúde, assegurando um acesso mais facilitado à população. Criaremos um Programa Municipal de Telerregulação, Teleconsulta e Teleconsultoria para qualificar os encaminhamentos da Rede de Atenção Primária para a Rede de Atenção Especializada. A automação dos serviços proporcionará mais celeridade e transparência aos encaminhamentos”.  

O prefeito disse que nestes últimos três anos e dez meses, a gestão praticamente dobrou a cobertura de estratégia de saúde da família. “Entregamos nove novas unidades de saúde, reformamos completamente outras 29 e implementamos três clínicas da família, no Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Nos próximos quatro anos, iremos implantar o segundo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD- IV) para tratamento de dependentes químicos e um novo CAPS para atendimento psicossocial infanto-juvenil (CAPS IJ III), além de ampliar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Vamos concluir e entregar novas unidades de saúde da família e realizar reformas e ampliações, beneficiando os moradores da sete regiões urbanas de Campo Grande, e requalificar as bases do Serviço Móvel de Urgência (SAMU)”.

Parcerias público-privadas

Guto Scarpanti (Novo) que zerar a fila de espera de exames. “Irei firmar parceria com o setor privado, buscando a opção de um terceiro turno para atendimento. São Paulo teve muito sucesso quando realizou essa estratégia. Vejo que é perfeitamente possível replicar esse modelo aqui em Campo Grande e zerar as filas de espera em um curto período de tempo”. 

Criar Centro de Diagnóstico

Marcelo Miglioli (SD) disse que as maiores filas são a espera de exames e consultas com especialistas, porque o atual, CEM, não consegue atender a demanda gerada pelas 73 unidades de saúde.  "A solução é a criação do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas com maior estrutura e profissionais para dar vazão a essa demanda. Hoje as pessoas esperam até 3 anos por um exame e algumas acabam morrendo sem a assistência que têm direito. Penso em utilizar o prédio do antigo Hotel Campo grande, que já pronto e é central, para instalar o Centro e acabar com essa vergonhosa fila".

Tecnologia e construção de hospital municipal

Paulo Matos (PSC) afirma que a prioridade é a saúde e além da modernização em tecnologia implantada vai construir hospital municipal na obra abandonada no Centro de Belas Artes. “Além da integração dos sistemas, da valorização do profissional, da valorização do atendimento, vou cuidar da humanização e a principal meta é transformar a obra abandonada da antiga rodoviária que está parada há 30 anos e recentemente seria um centro de Belas Artes em Hospital Municipal, onde vai ter atendimento pediátrico e diagnósticos. Não dá mais para as pessoas esperarem quase um ano para fazer um exame”. 

Equipamentos novos e valorização

Esacheu Nascimento (PP) afirma que vai substituir equipamentos em parceria com bancada federal e em busca de outros recursos. “Vamos melhorar o acesso através da consulta programada e acesso aos hospitais de forma digna. A prefeitura atualmente tem tratamento vergonhoso com a Santa Casa, eu conversei com colegas de outros hospitais e, por exemplo, temos o hospital do Pênfigo qe está fechado há três anos. Não podemos ter bons olhos para uma gestão que sacrifica tanto os hospitais. Queremos transformar a cidade em grande centro de tratamento de saúde dos brasileiros, investindo e dando apoio para que os nossos hospitais privados possam dar os melhores tratamentos e hospitais de excelência”.

Telemedicina e informatização

Sidneia Tobias (Podemos) vai aumentar o número de profissionais da saúde e modernizar. "Informatizar de verdade a saúde, incluindo agendamento de consultas e exames, vamos aproveitar a telemedicina e estudar a melhor forma de aplicação dela em nossa cidade, reduzir o máximo todas as filas de espera, inclusive para cirurgias. Dizer zerar é demagogo, mas vamos valorizar os profissionais e viabilizar estrutura e equipamentos. Estas são as ações mais imediatas"

Os demais candidatos não responderam os questionamentos. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024