Ainda na expectativa sobre a votação da reforma política que pode acabar com as coligações proporcionais e instalar o modelo de votação distrital, o diretório regional do PT realiza o mapeamento das lideranças municipais para lançar candidatos nas principais cidades de Mato Grosso do Sul.
“Estamos trabalhando nos municípios onde há interesse de pré-candidatos para fazer uma avaliação local, mas ainda não estamos discutindo nomes, pois ainda estamos aguardando a votação da reforma política”, explica o presidente estadual da legenda, Paulo Duarte.
Conforme o deputado federal Zeca do PT, o projeto das eleições municipais deve ser coerente com 2018. “Temos que ver como a gente vai construir o projeto. Em Campo Grande nós temos uma eleição aberta e o PT tem condições de fazer uma boa disputa. Temos que preservar Corumbá e retomar o projeto para Dourados e Três Lagoas”, enfatiza.
Na Capital, o senador Delcídio do Amaral aponta como principais pré-candidatos os deputados estaduais Amarildo Cruz e Pedro Kemp, além do presidente da Cassems (Caixa de Assistência ao Servidor do Estado), Ricardo Ayache. “Temos que ter bons candidatos para fazer a disputa, mas tem que ser uma disputa forte. O PT tem que se consolidar em Campo Grande. Não pode brincar não”, avalia.
Para o deputado federal Vander Loubet, a campanha para sucessão do prefeito Gilmar Olarte (PP) será pulverizada, repetindo pleitos históricos. “O Ayache é um grande nome que saiu fortalecido nas eleições passadas. Temos que juntar partidos nessa caminhada. Acredito que o quadro vai ser parecido com o das eleições de 1996, pulverizado. Campo Grande está na busca do novo e precisamos de uma pessoa que convença as pessoas disso”.
Em Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o partido continua indefinido. De acordo com o senador Delcídio, a legenda quer o ex-deputado Laerte Tetila na disputa. “A gente está tentando convencer o Tetila lá. É um excelente nome e um dos caras mais respeitados no município. Dourados que está decepcionada com todos os problemas administrativos que enfrentou. Quem sabe não é hora de voltar com o Tetila?”.

Deputado João Grandão (PT) - Foto: Landerson Ricardo
Também apontado como um dos pré-candidatos na região, o deputado estadual João Grandão revela que pretende cuidar do mandato na Assembleia Legislativa, mas lista outros nomes indicados para o posto como os vereadores Dirceu Londres e Elias Ishy. “Nós temos em todas as cidades pessoas com condições de fazer a disputa. Em Dourados, a discussão tem que passar pela diretoria local, mas não tenho dúvidas que o PT tem muito a contribuir”.
O presidente estadual do PT, Paulo Duarte deve tentar a reeleição para a prefeitura em Corumbá. Segundo ele, o partido também estuda manter a mesma estrutura em Ponta Porã, onde Sônia Cintra é a vice-prefeita, e quer resgatar o protagonismo em Três Lagoas, onde os principais pré-candidatos são os vereadores Idevaldo Claudino e Gilmar Garcia. Os demais municípios também estão sendo mapeados.
Encontro Regional
Durante a etapa preparativa para o 5º Congresso Nacional, em reunião que foi realizada nesta manhã (16), na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul), a militância discutiu os rumos do partido, as alianças, candidaturas e as demandas que serão apresentadas ao diretório regional.
O diretor da Fundação Perseu Abramo, Joaquim Soriano, defende que o momento é de reflexão, de atualizar o programa partidário e rever o processo democrático na escolha das direções do partido.
Segundo ele, a direção nacional do PT já deliberou que não vai mais receber doações de empresas privadas, mas ainda precisa divulgar as prestações de contas de todas as movimentações econômicas da legenda. “Assim como tem a lei da transparência para os órgãos públicos, deveria ter para os partidos também. Vamos levar essa sugestão para o Congresso”, sugere.







