sábado, 12 de julho de 2025

Busca

sábado, 12 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

14/07/2014 10:31

'Estado precisa erradicar pobreza', diz Delcídio

Eleições 2014

O candidato ao Governo do Estado, senador Delcídio do Amaral (PT), disse que entre os principais eixos de sua plataforma política, algumas receberão mais atenção: demarcação de terras indígenas no Estado, segurança nas fronteiras, saúde pública, educação e erradicação da pobreza aparecem como prioridades no Plano de Governo do parlamentar. As declarações foram concedidas durante entrevista ao programa de rádio Tribuna Livre, da FM 95,9, de Campo Grande, pelo senador que estava em Brasília, nesta segunda-feira (14).


Segundo o parlamentar, a questão da demarcação de terras indígenas segue tramitando em Brasília, onde para ele, o assunto é tratado mais como uma questão política, ao invés de como ela merece ser tratada. Delcídio participou de diversas reuniões com os membros do governo e representantes dos produtores rurais e indígenas sobre o processo de indenização.


Já sobre a questão da segurança pública voltada principalmente à fronteira, Delcídio afirmou que pretende buscar parcerias e uma delas seria com o Governo federal que possui o Sistema de Monitoramento de Fronteiras  (Sisfron).


"É um sistema que possui radares, veículos aéreos não tripulados e isto é muito importante para a segurança pública da fronteira e nós queremos ampliar isso no Estado", declarou. Outra questão seria com a implantação de ciência e informação. "Em nosso plano de governo, nós temos implantado essa meta e queremos investir em inteligência e videomonitoramento", comentou.


O senador ainda afirmou que atualmente os efetivos das policias Militar e Civil estão com déficit. "Nós temos que obedecer a Lei Complementar nº 182, em vigor desde dezembro 2013, onde o efetivo previsto para 2014 seria de 8.981 policiais militares, mas hoje nós temos 5.296.  Já na Polícia Civil, o efetivo previsto seria de 3.780 e hoje nós temos apenas 1.887. Essa questão de efetivo é fundamental para o nosso governo. Nós ainda temos uma questão de frota, ela tem que compatível com as responsabilidades das corporações", comentou.


Ainda sobre o tema 'segurança pública', o senador pontuou que no seu plano de governo está previsto o 'Programa de Segurança Móvel'. "Nós queremos aproximar o policial militar da população fixando o policial militar nas comunidades criando um vínculo da população que vive no bairro com os agentes. E assim, nós vamos oferecer uma ação preventiva. Esta será uma forma de mostrar para cada cidadão e cidadã a presença do estado".


Já com relação ao sistema carcerário e de políticas voltadas para as mulheres, Delcídio afirmou que irá buscar parcerias para fazer uma remodelagem no sistema existente. "Nós vamos buscar parcerias. Vamos olhar para o sistema carcerário com absoluto rigor tentando fazer uma parceria público-privada como existe em outros estados. Nós ainda precisamos avançar muito sobre a Delegacia da Mulher e vamos desenvolver mais políticas voltadas para as mulheres", comentou.


Sobre a questão da assistência social, Delcídio explicou que atualmente no estado há 114 mil famílias em situação de extrema pobreza. "Com o estudo levantado, nós constatamos que ainda temos 10% da população na pobreza e precisamos resolver isso, integrando além de outras ações, as políticas de assistência social", comentou.


Na saúde, o parlamentar afirmou que precisa criar novos espaços físicos e desenvolver programas de medicina integrativa nas unidade de saúde. "Essa medicina integrativa procura somar esforços. Entre outras coisas, o que eu quero destacar é que programa estimula uma alimentação saudável, fitoterapia, homeopatia e o que chamamos de transversalidade na saúde. E outra medida é propor o gerenciamento inteligente dos dados na saúde, com medidas efetivas e soluções imediatas", explicou.


Para Delcídio, o grande problema da saúde em Mato Grosso do Sul, ainda está ligado aos acidentes de trânsito, especificamente envolvendo motociclistas. "Isso exige uma ação também consistente de esclarecimento da população, que efetivamente é a raiz das nossas dificuldades. É na saúde preventiva que nós teremos uma saúde muito mais compatível, para uma cidadã e cidadão que espera de um governo voltado para o lado saúde e social".


Delcídio ainda destacou seu programa em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos. "Nós queremos descentralizar os atendimentos no Estado. Os dados sobre os números do câncer de mama nos mostram que cerca de 65,5% das mulheres passam por tratamento em Mato Grosso do Sul e por isso, queremos melhorar o serviço", explicou.


E para finalizar, o senador ainda falou sobre economia. Ele afirmou que o Estado precisa criar novos meios de desenvolvimento. "Nós queremos investir no setor do turismo e também nas cadeias produtivas da agricultura familiar criando novas perspectivas. Vamos ainda fazer a implementação de pólos respeitando a vocação de cada região no Estado. Na infraestrutura, queremos desenvolver as rodovias e as hidrovias, além dos portos. Tudo isso, nós queremos oferecer o melhor potencial para o nosso Estado".

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias